No começo de setembro, dois encontros relevantes para o futuro da região do Vale do Taquari vão mobilizar lideranças, comunidade e instituições. Entre os dias 8 e 11 de setembro, estarão em pauta o debate sobre prioridades regionais vinculadas ao crescimento sustentável e a definição dos projetos que irão compor a cédula de votação da Consulta Popular 2025.
O primeiro evento acontece no dia 8 de setembro, a partir das 8h30min, e é promovido pelo Fórum Democrático da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul (ALRS). O encontro terá como tema central “O Crescimento Sustentável é Agora”, em sintonia com o programa Pacto RS 25, que busca alinhar estratégias de desenvolvimento econômico, social e ambiental no estado.
A programação inicia com recepção e atração cultural, seguida da abertura oficial às 9h. Logo após, o presidente da ALRS, deputado Pepe Vargas, fará uma exposição sobre o Pacto RS 25. Também será apresentada a plataforma digital do programa, antes do início dos painéis temáticos.
O primeiro deles, às 9h45min, discutirá “Transição Ecológica e um novo Pacto Produtivo”, com participação do professor Odorico Konrad (Univates) e do professor Markus Erwin Brose (Unisc). Na sequência, às 10h30min, o debate será sobre “Crescimento Sustentável e a Reinvenção do Trabalho”, reunindo o empresário Gilberto Piccini (diretor da Fiergs e presidente da Dália Alimentos) e Marco Daniel Rockenbach (presidente do Sindicato dos Comerciários de Lajeado).
O encontro se encerra com uma plenária de discussão das demandas da Região Funcional 2, marcada para 11h15min. O encerramento está previsto para as 12h30min. As atividades serão no Auditório do Prédio 7 da Univates.
Já no dia 11 de setembro, será realizada a Assembleia Ampliada da Consulta Popular, a partir das 13h30min, no Auditório do Prédio 11 da Univates. O encontro definirá os projetos que irão compor a cédula de votação do Vale do Taquari, dentro do orçamento estadual de 2026. Nesta edição, a região terá acesso a R$ 2 milhões para investimentos em iniciativas escolhidas pela comunidade.
