O trabalho científico de um pesquisador é contínuo, ou seja, suas descobertas, quando observadas na totalidade, permitem compreender o conjunto do seu trabalho. É desta forma que a ciência avança: aos poucos, com cada trabalho funcionando como a peça de um quebra-cabeça que completa um cenário de pesquisa. E que pode abrir margem para mais perguntas.
Na Universidade do Vale do Taquari - Univates, diferentes equipes trabalham produzindo conhecimento científico. Entre pesquisadores e estudantes – bolsistas de iniciação científica, de mestrado e de doutorado –, são cerca de 500 pessoas diretamente envolvidas buscando na ciência as respostas para a solução de problemas coletivos e de inquietações de pesquisa individual.
A produção acontece em diferentes instâncias Univates, com destaque para os Programas de Pós-Graduação: Ambiente e Desenvolvimento (PPGAD), Biotecnologia (PPGBiotec), Ensino (PPGEnsino), Ensino de Ciências Exatas (PPGECE), Ciências Médicas (PPGCM) e Tecnologia e Gestão Sustentáveis (PPGTECG).
Todos os dias as equipes de pesquisa da Univates divulgam seus achados em publicações periódicas científicas nacionais e internacionais. Semanalmente os artigos científicos mais recentes são destacados no site da Instituição.
Confira o que a Univates publicou em agosto de 2025
Título do artigo: Conexões de conhecimentos através da produção artesanal de kefir: da prática popular ao aprofundamento científico
Autoria: Jeferson Aloísio Ströher, Marcela Mendes Salazar, Lilian de Fátima Ferreira da Silva, Simone Hickmann Flôres, Patrícia da Silva Malheiros
Revista científica: Revista Ponto de Vista
Do que trata a pesquisa científica: O kefir é composto por uma rica e vasta microbiota capaz de realizar diferentes fermentações, gerando produtos reconhecidos pelos benefícios à saúde. No Brasil, a cultura do kefir é realizada artesanalmente e os grãos da colônia são doados entre pessoas interessadas, resultando em uma grande diversidade de propriedades. Para melhorar a compreensão sobre esses produtos e sua difusão, a associação entre os conhecimentos tradicionais com o científico pode ser muito benéfica. Assim, a extensão universitária surge como meio para viabilizar a construção dessa associação de saberes. Nesse sentido, o objetivo deste estudo foi investigar a percepção dos benefícios da produção de kefir artesanal para a comunidade em geral e para estudantes de graduação em duas ocasiões (na Universidade do Vale do Taquari (UNIVATES), em Lajeado-RS, e na Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS), em Encantado-RS), contabilizando um total de dezenove participantes. O estudo buscou avaliar o conhecimento teórico-prático popular em relação ao consumo regular de kefir. Foram realizadas demonstrações em grupo das práticas da produção, além de abordagem teórica com palestras sobre o tema. As percepções e opiniões dos participantes foram coletadas em questionários para avaliar o impacto na difusão do conhecimento e os hábitos e intenções adquiridos ao longo do curso. Os resultados foram positivos em relação à oferta do curso de extensão sobre kefir, apontando aquisição de novos conhecimentos, reconhecimento da diversidade de produtos e interesse em incluí-los na alimentação. Os participantes sugeriram diversificação de adoçantes a serem utilizados na composição dos produtos, ampliação do público-alvo e de produtos a serem ofertados. Dessa forma, o curso de produção de kefir artesanal foi importante para o compartilhamento de conhecimentos, o que pode refletir na promoção de hábitos alimentares saudáveis e desenvolvimento de habilidades práticas para difusão da cultura.
Título do artigo: Percepções das professoras e técnicos administrativos educacionais profissionalizados sobre contribuições e desafios na gestão escolar democrática
Autoria: Rosângela Feitoza Fracasso Cruz e Cláudia Inês Horn
Revista científica: Revista PPC – Políticas Públicas e Cidades
Do que trata a pesquisa científica: Este artigo emerge da dissertação “Gestão Escolar Democrática na Educação Infantil: possibilidades e desafios”, desenvolvida no Mestrado em Ensino da Univates. O foco desse artigo é apresentar as relações entre a gestão democrática e as práticas pedagógicas, considerando as contribuições, desafios e ações específicas apontadas por professoras e técnicos administrativos educacionais profissionalizados (TAEPs) que possam promover melhorias no processo de ensino na Educação Infantil. O embasamento teórico desse estudo se articula a partir de autores como Lück (2009; 2014), Libâneo (1998), Paro (2010), Vigotsky (2010), entre outros. A dissertação, que resulta nesse artigo, envolveu uma pesquisa de abordagem qualitativa e estudo de caso, realizado com professoras e TAEPs de uma instituição municipal de Educação Infantil de Apiacás/MT, com dados produzidos por meio de formulário do Google Forms e aplicada a técnica de análise de conteúdo (Bardin, 2020). A análise das percepções de professoras e TAEPs evidenciou que a gestão escolar democrática fortaleceu as práticas pedagógicas ao promover diálogo, escuta e valorização docente, ainda, a liderança comprometida apoiou o planejamento e favoreceu um ambiente colaborativo e articulado com a aprendizagem. As experiências relatadas pelas professoras e TEAPs destacaram o esforço em estreitar laços com a comunidade, reconhecer o protagonismo infantil e incentivar práticas inclusivas. Contudo, desafios como a baixa participação familiar, desigualdades sociais, falta de recursos, de estrutura e de formação para atendimento de alunos de inclusão, limitam avanços educacionais. Pondera-se que a consolidação de uma gestão democrática exige compromisso coletivo para transformar a escola.
Título do artigo: First record of Tetranychus musae Auger, Migeon & Flechtmann, 2008 (Prostigmata: Tetranychidae) on Musa sp. (Musaceae) from Pará State, Brazil / Primeiro registro de Tetranychus musae Auger, Migeon & Flechtmann, 2008 (Prostigmata: Tetranychidae) em Musa sp. (Musaceae) do Estado do Pará, Brasil
Autoria: Aloyséia C. S. Noronha, Noeli J. Ferla, Iury S. Castro, Magali B. de Oliveira, Izabela F. de Oliveira
Revista científica: Entomological Communications
Do que trata a pesquisa científica: Este estudo relata a ocorrência do ácaro-aranha Tetranychus musae Auger, Migeon & Flechtmann, 2008 (Acari: Tetranychidae) em bananeira (Musa sp.: Musaceae) no Brasil. Os espécimes foram coletados de folhas de bananeira cultivadas em sistema de consórcio com cacau (Theobroma cacao L. - Malvaceae) em um sítio experimental no município de Moju, estado do Pará. Este representa o primeiro registro confirmado de T. musae no Brasil.
Saiba mais sobre as publicações científicas
Os periódicos científicos são espaços reservados à comunicação científica. É por meio deles que os estudos são divulgados e os conhecimentos técnicos, acadêmicos e científicos são postos à disposição da sociedade. Assim como os eventos científicos, são espaços formais de apreciação e crítica do trabalho de pesquisadores – o que permite à ciência evoluir por meio da construção colaborativa do conhecimento, que só é possível se as informações científicas circularem.
As pesquisas científicas podem estar vinculadas a projetos de pesquisa, que seguem as diretrizes institucionais para produção do conhecimento científico, estando vinculadas aos Programas de Pós-Graduação – nesses espaços, em geral, ligadas ao trabalho dos pesquisadores docentes da Univates ou ao trabalho dos mestrandos e doutorandos –, ou também podem ser desenvolvidas nos cursos de graduação como requisito para obtenção dos títulos de bacharel, licenciado ou tecnólogo.
