Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Institucional

Univates recebe encontro regional do Fórum Democrático da Assembleia Legislativa do RS

Por Natalia Nissen

Postado em 08/09/2025 14:22:19


Compartilhe

A Universidade do Vale do Taquari - Univates recebeu autoridades, lideranças, pesquisadores e entidades representativas dos Vales do Taquari e Rio Pardo, e de outras regiões, para discutir diferentes aspectos da sustentabilidade e da transição ecológica. O 8º seminário no interior do Fórum Democrático da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul (ALRS) foi realizado nesta segunda-feira, 8, no auditório do Prédio 7. O evento é uma promoção da ALRS e do Fórum Democrático, com apoio do Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas (Comung), do Fórum de Reitores das Universidades Públicas e Institutos Federais do Rio Grande do Sul (Foripes-RS) e dos Conselhos Regionais de Desenvolvimento do Rio Grande do Sul (Coredes).

Evania Schneider, reitora da Univates e representante do Comung, destacou a importância das discussões propostas pelo seminário e da participação das universidades neste contexto. 

"Quando falamos de crescimento sustentável, estamos falando, sim, de toda a questão ambiental e da preservação que precisamos fazer e, principalmente, nos conscientizar enquanto pessoas. Mas falamos também do crescimento econômico e social. Social, lembrando das pessoas e da importância de crescer com qualidade de vida na nossa região, no nosso estado, no nosso país. E somos nós, nas universidades, que temos a geração de conhecimento em todos esses três pilares do desenvolvimento sustentável. As universidades são geradoras de conhecimento e conhecimento regional. Nós conhecemos as nossas regiões como ninguém. Então, muito obrigada por este espaço e pela possibilidade de estar nos apresentando isso também dentro deste grande debate", afirmou a reitora.

No mesmo tom, Cíntia Agostini, vice-reitora da Univates e presidente do Conselho de Desenvolvimento do Vale do Taquari (Codevat), relembrou o marco de dois anos da inundação de setembro de 2023 na região e seus impactos ambientais, econômicos e sociais. Cíntia enfatizou a necessidade de ações proporcionais à magnitude do evento e a importância do crescimento sustentável, da transição tecnológica e da sustentabilidade em diversos setores, debatendo as demandas das regiões e buscando soluções concretas para o futuro.

Após fala do deputado Pepe Vargas (PT), presidente da Assembleia Legislativa, e da apresentação da Plataforma Digital de Participação Popular Pacto RS 25, foram realizados os paineis do seminário. O primeiro, com o tema "Transição Ecológica e um Novo Pacto Produtivo", foi apresentado pelo professor Odorico Konrad (Univates) e pelo professor Markus Erwin Brose (Universidade de Santa Cruz do Sul - Unisc). 

Em seguida, Gilberto Piccini, diretor da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (Fiergs) e presidente da Dália Alimentos, e Marco Daniel Rockenbach, presidente do Sindicato dos Comerciários de Lajeado, falaram sobre "Crescimento Sustentável e a Reinvenção do Trabalho".

O seminário contou com plenária de discussão das demandas da Região Funcional de Planejamento 2, mediada pela jornalista Giane Guerra. Iniciativas, especialmente as relacionadas à reconstrução e retomada pós-enchentes, entraram em pauta. Por fim, foi elaborado um documento de prioridades que será encaminhado aos governos estadual e federal, com o objetivo de orientar políticas públicas regionais com foco no desenvolvimento sustentável.

Fique por dentro de tudo o que acontece na Univates. Escolha um dos canais para receber as novidades:

Compartilhe

voltar