A Universidade do Vale do Taquari - Univates recebeu autoridades, lideranças, pesquisadores e entidades representativas dos Vales do Taquari e Rio Pardo, e de outras regiões, para discutir diferentes aspectos da sustentabilidade e da transição ecológica. O 8º seminário no interior do Fórum Democrático da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul (ALRS) foi realizado nesta segunda-feira, 8, no auditório do Prédio 7. O evento é uma promoção da ALRS e do Fórum Democrático, com apoio do Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas (Comung), do Fórum de Reitores das Universidades Públicas e Institutos Federais do Rio Grande do Sul (Foripes-RS) e dos Conselhos Regionais de Desenvolvimento do Rio Grande do Sul (Coredes).
Evania Schneider, reitora da Univates e representante do Comung, destacou a importância das discussões propostas pelo seminário e da participação das universidades neste contexto.
"Quando falamos de crescimento sustentável, estamos falando, sim, de toda a questão ambiental e da preservação que precisamos fazer e, principalmente, nos conscientizar enquanto pessoas. Mas falamos também do crescimento econômico e social. Social, lembrando das pessoas e da importância de crescer com qualidade de vida na nossa região, no nosso estado, no nosso país. E somos nós, nas universidades, que temos a geração de conhecimento em todos esses três pilares do desenvolvimento sustentável. As universidades são geradoras de conhecimento e conhecimento regional. Nós conhecemos as nossas regiões como ninguém. Então, muito obrigada por este espaço e pela possibilidade de estar nos apresentando isso também dentro deste grande debate", afirmou a reitora.
No mesmo tom, Cíntia Agostini, vice-reitora da Univates e presidente do Conselho de Desenvolvimento do Vale do Taquari (Codevat), relembrou o marco de dois anos da inundação de setembro de 2023 na região e seus impactos ambientais, econômicos e sociais. Cíntia enfatizou a necessidade de ações proporcionais à magnitude do evento e a importância do crescimento sustentável, da transição tecnológica e da sustentabilidade em diversos setores, debatendo as demandas das regiões e buscando soluções concretas para o futuro.
Após fala do deputado Pepe Vargas (PT), presidente da Assembleia Legislativa, e da apresentação da Plataforma Digital de Participação Popular Pacto RS 25, foram realizados os paineis do seminário. O primeiro, com o tema "Transição Ecológica e um Novo Pacto Produtivo", foi apresentado pelo professor Odorico Konrad (Univates) e pelo professor Markus Erwin Brose (Universidade de Santa Cruz do Sul - Unisc).
Em seguida, Gilberto Piccini, diretor da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (Fiergs) e presidente da Dália Alimentos, e Marco Daniel Rockenbach, presidente do Sindicato dos Comerciários de Lajeado, falaram sobre "Crescimento Sustentável e a Reinvenção do Trabalho".
O seminário contou com plenária de discussão das demandas da Região Funcional de Planejamento 2, mediada pela jornalista Giane Guerra. Iniciativas, especialmente as relacionadas à reconstrução e retomada pós-enchentes, entraram em pauta. Por fim, foi elaborado um documento de prioridades que será encaminhado aos governos estadual e federal, com o objetivo de orientar políticas públicas regionais com foco no desenvolvimento sustentável.
