Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Boa notícia, Esporte, Graduação

Time de vôlei feminino da Univates conquista 4º lugar nos JUBs Praia 2025

Por Lais Pontin Matos

Postado em 10/09/2025 15:06:12


Compartilhe

“Participar dos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs) Praia 2025 foi uma experiência incrível. Representar a Univates e o Rio Grande do Sul me deixou muito feliz e grata. Todos os momentos foram marcantes e especiais: estar com a galera, viver a emoção de cada partida e comemorar cada conquista. Jogamos contra duplas que vivem o esporte, treinam todos os dias, então conquistar o 4º lugar foi gratificante”.

O relato da estudante do curso de Educação Física - bacharelado da Universidade do Vale do Taquari - Univates Vitória Simonetti traduz a emoção e o orgulho de representar a Instituição no cenário nacional. Junto com sua colega Cassiane França, os atletas da categoria masculina Messias Mahle e Paulo Friedrich e o professor e treinador Carlos Leandro Tiggemann, ela esteve em João Pessoa disputando o maior campeonato universitário do Brasil. Entre saques e defesas, as mulheres alcançaram a 4ª colocação na modalidade dupla de vôlei de praia. Os homens não se classificaram para a fase eliminatória.

Conforme explica Vitória, a conquista do título veio acompanhada de alguns desafios. “Enfrentamos adversidades climáticas, como vento, calor e chuva. Competir com atletas de alto nível também foi desafiador. Tentamos dar o nosso máximo em cada partida e isso deixou tudo ainda mais especial. Os pontos, as jogadas e as risadas certamente ficarão na memória”, comenta.

Jogadora de vôlei desde os nove anos de idade, Vitória desenvolveu verdadeira paixão pelo esporte. Ela elenca todos os benefícios que a prática esportiva trouxe para sua vida. “Foi participando de competições que aprendi muito sobre dedicação, disciplina, superação e trabalho em equipe. Além de transformar vidas, o esporte ajuda a criar memórias, amizades e momentos que levamos para sempre. Trata-se de uma experiência que soma demais, tanto no âmbito pessoal quanto no acadêmico”, pontua.

“Foi uma honra levar o nome da Univates para a competição. Isso trouxe responsabilidade, mas de um jeito que me motiva a me doar cada vez mais. Estar nos Jogos foi muito mais do que competir: foi crescer como atleta, como pessoa e como futura profissional”, acrescenta Vitória.

“O esporte universitário contribui de forma decisiva para o crescimento dos jovens”

Assim como Vitória, Tiggemann também comemora a participação da Univates nos JUBs. “Trata-se de um evento de grande porte, reconhecido pela seriedade, organização e credibilidade. A presença da Universidade na competição demonstra, de forma concreta, o compromisso da Instituição com a formação integral de seus estudantes. A Univates mostra que acredita no esporte como um espaço de desenvolvimento pessoal, social e profissional. Isso reforça a imagem institucional de valorização do estudante como cidadão completo, preparado para atuar em diferentes dimensões da vida”, diz.

O professor detalha como foi o treinamento das atletas para o campeonato, dando créditos ao comprometimento e à dedicação das estudantes. “A preparação das meninas foi conduzida, em grande parte, por elas mesmas, principalmente por questões de agenda e disponibilidade. Eu fui responsável por acompanhá-las na competição anterior aos JUBs e pela organização logística (planejamento de viagem, gestão de tempo e apoio estratégico) dos eventos. O diferencial foi oferecer suporte para que Vitória e Cassiane pudessem se concentrar nos jogos e dedicar sua energia ao desempenho técnico e emocional em quadra”, conta.

Tiggemann reflete sobre o papel do esporte na formação de competências socioemocionais. “O que considero mais valioso é o aprendizado pessoal (que, inevitavelmente, repercute no desenvolvimento profissional). Situações como ter coragem de arriscar um saque em um ponto decisivo, manter a concentração para receber uma bola difícil ou organizar a rotina de sono e alimentação para competir bem ensinam muito sobre disciplina, planejamento e resiliência. Essas competências, quando transferidas para a sala de aula ou para o mercado de trabalho, se transformam em coragem para investir em novos projetos e perseverança para não desistir diante das dificuldades”, afirma.

“O esporte universitário contribui de forma decisiva para o crescimento dos jovens. Entre os 18 e 25 anos, eles atingem o auge do desempenho físico, técnico e tático. Sabemos que nesse período muitos também podem acabar fazendo más escolhas e adotando hábitos prejudiciais. Nesse sentido, o esporte funciona como um fator de proteção, afastando os jovens de caminhos que podem comprometer seu futuro”, conclui Tiggemann, ressaltando a importância de iniciativas como os JUBs para a formação de uma juventude mais saudável, consciente e feliz.

JUBs Praia 2025

A capital paraibana foi palco dos JUBs Praia 2025, realizados entre 31 de agosto e 07 de setembro. Mais de dois mil atletas de diversas regiões do país disputaram competições em 14 modalidades de praia, mostrando talento, garra e espírito esportivo.

Organizados pela Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU), os JUBs são uma celebração do esporte e da juventude, promovendo a integração, o respeito e a amizade entre os estudantes brasileiros.

Fique por dentro de tudo o que acontece na Univates. Escolha um dos canais para receber as novidades:

Compartilhe

voltar