“Participar dos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs) Praia 2025 foi uma experiência incrível. Representar a Univates e o Rio Grande do Sul me deixou muito feliz e grata. Todos os momentos foram marcantes e especiais: estar com a galera, viver a emoção de cada partida e comemorar cada conquista. Jogamos contra duplas que vivem o esporte, treinam todos os dias, então conquistar o 4º lugar foi gratificante”.
O relato da estudante do curso de Educação Física - bacharelado da Universidade do Vale do Taquari - Univates Vitória Simonetti traduz a emoção e o orgulho de representar a Instituição no cenário nacional. Junto com sua colega Cassiane França, os atletas da categoria masculina Messias Mahle e Paulo Friedrich e o professor e treinador Carlos Leandro Tiggemann, ela esteve em João Pessoa disputando o maior campeonato universitário do Brasil. Entre saques e defesas, as mulheres alcançaram a 4ª colocação na modalidade dupla de vôlei de praia. Os homens não se classificaram para a fase eliminatória.
Conforme explica Vitória, a conquista do título veio acompanhada de alguns desafios. “Enfrentamos adversidades climáticas, como vento, calor e chuva. Competir com atletas de alto nível também foi desafiador. Tentamos dar o nosso máximo em cada partida e isso deixou tudo ainda mais especial. Os pontos, as jogadas e as risadas certamente ficarão na memória”, comenta.
Jogadora de vôlei desde os nove anos de idade, Vitória desenvolveu verdadeira paixão pelo esporte. Ela elenca todos os benefícios que a prática esportiva trouxe para sua vida. “Foi participando de competições que aprendi muito sobre dedicação, disciplina, superação e trabalho em equipe. Além de transformar vidas, o esporte ajuda a criar memórias, amizades e momentos que levamos para sempre. Trata-se de uma experiência que soma demais, tanto no âmbito pessoal quanto no acadêmico”, pontua.
“Foi uma honra levar o nome da Univates para a competição. Isso trouxe responsabilidade, mas de um jeito que me motiva a me doar cada vez mais. Estar nos Jogos foi muito mais do que competir: foi crescer como atleta, como pessoa e como futura profissional”, acrescenta Vitória.
“O esporte universitário contribui de forma decisiva para o crescimento dos jovens”
Assim como Vitória, Tiggemann também comemora a participação da Univates nos JUBs. “Trata-se de um evento de grande porte, reconhecido pela seriedade, organização e credibilidade. A presença da Universidade na competição demonstra, de forma concreta, o compromisso da Instituição com a formação integral de seus estudantes. A Univates mostra que acredita no esporte como um espaço de desenvolvimento pessoal, social e profissional. Isso reforça a imagem institucional de valorização do estudante como cidadão completo, preparado para atuar em diferentes dimensões da vida”, diz.
O professor detalha como foi o treinamento das atletas para o campeonato, dando créditos ao comprometimento e à dedicação das estudantes. “A preparação das meninas foi conduzida, em grande parte, por elas mesmas, principalmente por questões de agenda e disponibilidade. Eu fui responsável por acompanhá-las na competição anterior aos JUBs e pela organização logística (planejamento de viagem, gestão de tempo e apoio estratégico) dos eventos. O diferencial foi oferecer suporte para que Vitória e Cassiane pudessem se concentrar nos jogos e dedicar sua energia ao desempenho técnico e emocional em quadra”, conta.
Tiggemann reflete sobre o papel do esporte na formação de competências socioemocionais. “O que considero mais valioso é o aprendizado pessoal (que, inevitavelmente, repercute no desenvolvimento profissional). Situações como ter coragem de arriscar um saque em um ponto decisivo, manter a concentração para receber uma bola difícil ou organizar a rotina de sono e alimentação para competir bem ensinam muito sobre disciplina, planejamento e resiliência. Essas competências, quando transferidas para a sala de aula ou para o mercado de trabalho, se transformam em coragem para investir em novos projetos e perseverança para não desistir diante das dificuldades”, afirma.
“O esporte universitário contribui de forma decisiva para o crescimento dos jovens. Entre os 18 e 25 anos, eles atingem o auge do desempenho físico, técnico e tático. Sabemos que nesse período muitos também podem acabar fazendo más escolhas e adotando hábitos prejudiciais. Nesse sentido, o esporte funciona como um fator de proteção, afastando os jovens de caminhos que podem comprometer seu futuro”, conclui Tiggemann, ressaltando a importância de iniciativas como os JUBs para a formação de uma juventude mais saudável, consciente e feliz.
JUBs Praia 2025
A capital paraibana foi palco dos JUBs Praia 2025, realizados entre 31 de agosto e 07 de setembro. Mais de dois mil atletas de diversas regiões do país disputaram competições em 14 modalidades de praia, mostrando talento, garra e espírito esportivo.
Organizados pela Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU), os JUBs são uma celebração do esporte e da juventude, promovendo a integração, o respeito e a amizade entre os estudantes brasileiros.
