Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Saúde

Univates amplia cenários de práticas do curso de Medicina com parceria no Cemai de Venâncio Aires

Por Lucas George Wendt

Postado em 16/09/2025 10:44:21


Compartilhe

A Universidade do Vale do Taquari – Univates inaugurou em 4 de setembro mais um cenário de práticas para os estudantes do curso de Medicina. A partir de agora, o Centro Especializado de Atendimento Materno-Infantil (Cemai), de Venâncio Aires, passa a integrar a rede de unidades de saúde parceiras da Instituição. A iniciativa reforça a proposta de uma formação médica ancorada na vivência real de serviços de saúde, aliando aprendizado acadêmico ao fortalecimento da atenção básica e especializada no Sistema Único de Saúde (SUS).

Localizado ao lado da Unidade de Pronto Atendimento (UPA), no bairro Cruzeiro, o Cemai completou em julho de 2025 um ano de funcionamento. Nesse período, consolidou-se como referência em atenção integral à saúde da mulher e da criança, ofertando desde consultas e exames de pré-natal até acompanhamento de puerpério, atendimento pediátrico e realização de procedimentos preventivos. Agora, além de beneficiar diretamente a comunidade venâncio-airense, o espaço também se torna ambiente de aprendizagem e prática para os futuros médicos formados pela Univates.

Integração ensino-serviço e estrutura do Cemai

A presença de estudantes da Univates no Cemai será orientada por preceptores e professores da Instituição, em diálogo constante com a equipe multiprofissional do Centro. Em seu primeiro ano de funcionamento, o Cemai registrou número que demonstram sua importância: 13.763 consultas médicas e multiprofissionais e 32.542 procedimentos ambulatoriais, entre eles vacinas, testes do pezinho, exames e atendimentos de enfermagem. As especialidades mais procuradas foram ginecologia e obstetrícia (4.521 atendimentos) e pediatria (3.890 atendimentos).

O espaço conta com equipe composta por pediatra, ginecologista, nutricionista, psicólogos, fisioterapeuta, dentista, além de enfermeiros, técnicas de enfermagem e profissionais de apoio. O objetivo é garantir um atendimento integral, capaz de acompanhar cada etapa do ciclo materno-infantil com atenção individualizada.

Formação médica na prática

O curso de Medicina da Univates, criado em 2014, pauta-se por metodologias ativas e pela inserção precoce dos estudantes nos serviços de saúde. Desde os primeiros semestres, os acadêmicos vivenciam a realidade do SUS em unidades básicas, hospitais e centros especializados. A chegada do Cemai à lista de cenários amplia as possibilidades de aprendizado, especialmente nas áreas de ginecologia, obstetrícia e pediatria.

O foco é na saúde da mulher como todo, de modo que as atividades são destinadas a esse público. Para os alunos, o contato, em especial, com gestantes, puérperas e crianças, representa uma oportunidade de desenvolver não apenas habilidades técnicas, mas também competências relacionais, como empatia e comunicação. O acompanhamento de consultas de pré-natal, a observação de procedimentos preventivos e a participação em atendimentos pediátricos permitem compreender a integralidade do cuidado e a importância do trabalho em equipe.

Trajetória e significado do Cemai

Além de seu impacto na saúde, o Cemai também carrega um valor simbólico para Venâncio Aires. Em setembro de 2025, a Câmara de Vereadores aprovou a denominação do espaço como Cemai Cíntia Rafaeli Schild Machry, em homenagem à jovem arquiteta falecida em 2021, em decorrência de complicações da COVID-19 durante a gestação.

Segundo a vereadora Luciana Regina Scheibler (PDT), autora da proposta, dar o nome de Cíntia ao centro de atendimento materno-infantil é um gesto de memória e reconhecimento. “Queremos eternizar o exemplo de amor, dedicação e força de Cíntia, lembrando que sua história agora também simboliza a missão de acolher e proteger mães e crianças em nossa cidade”, destacou.

Fique por dentro de tudo o que acontece na Univates. Escolha um dos canais para receber as novidades:

Compartilhe

voltar