O governador Eduardo Leite apresentou, na tarde desta quarta-feira, 17, o resultado do Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental (EVTEA) para construção de uma nova ponte no Vale do Taquari. O anúncio ocorreu durante audiência realizada na Universidade do Vale do Taquari - Univates.
O evento contou com a presença do vice-governador, Gabriel Souza; do secretário de Logística e Transportes do Rio Grande do Sul, Juvir Costella; do diretor-geral do Departamento Autônomo de Estradas e Rodagens (Daer), Luciano Faustino; da vice-reitora da Univates, Cíntia Agostini; além de autoridades, empresários, lideranças e entidades representativas.
Segundo o governador, o estudo técnico apontou a viabilidade de construção de uma nova ponte sobre o rio Taquari entre Cruzeiro do Sul, na ERS-130, e Estrela, na Transantarita. O EVTEA considerou impactos ambientais, custos, infraestrutura no entorno do local, mobilidade, tempo de construção e outros aspectos.
A nova estrutura terá aproximadamente 3,1 quilômetros de extensão, em localização com cotas mais altas em relação às inundações de 2024, sendo uma alternativa à ponte localizada na BR-386, entre Lajeado e Estrela. O cronograma prevê o prazo de 18 meses para elaboração e execução do projeto. O investimento total deve ser de aproximadamente R$ 358 milhões por meio do Fundo do Plano Rio Grande (Funrigs).
No evento, Leite também apresentou ações desenvolvidas para reconstrução e mitigação da vulnerabilidade climática no Estado.
