Entre os dias 22 e 27 de setembro de 2025 ocorre o XIII Seminário Estadual do Fórum Permanente de Mobilidade Humana do Rio Grande do Sul. Com o tema “O papel das cidades na governança migratória local”, o evento será realizado em formato online e reunirá diferentes instituições e especialistas que atuam na área de mobilidade humana no Estado.
No dia 25 de setembro, a Universidade do Vale do Taquari – Univates, por meio da recém-implantada Cátedra Sérgio Vieira de Mello, será responsável pela condução das discussões. A programação contará com a participação do professor Matheus Frohlich e da psicóloga Ane Liz Schardong, do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) de Lajeado.
Criado em 2012, o Fórum Permanente de Mobilidade Humana do RS promove anualmente seu Seminário com o objetivo de conectar debates entre a academia, o setor público e associações da sociedade civil. Nesta edição, além de Lajeado, as atividades terão representatividade em diferentes regiões do Estado, incluindo Porto Alegre, Canoas, Caxias do Sul e Pelotas. Os interessados podem participar mediante inscrição gratuita pelo formulário disponível aqui
Cátedra Sérgio Vieira de Mello na Univates
A Cátedra Sérgio Vieira de Mello (CSVM) é uma iniciativa da Agência da Organização das Nações Unidas (ONU) para Refugiados (ACNUR), implementada em parceria com instituições de ensino superior no Brasil desde 2003.
Seu propósito é promover a educação, a pesquisa e a extensão voltadas à população em situação de refúgio, além de estimular a formação acadêmica e a capacitação de professores e estudantes sobre o tema.
O trabalho direto com refugiados em projetos comunitários também está entre as prioridades da Cátedra, que homenageia o diplomata brasileiro Sérgio Vieira de Mello, morto em um atentado no Iraque em 2003, e cuja carreira foi marcada pela defesa dos direitos de populações deslocadas.
A Univates passou a integrar a rede em maio deste ano, tornando-se a 51ª instituição de ensino superior do país a aderir à Cátedra. Mais informações podem ser obtidas por meio do email csvm.univates@univates.br.
