Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Cátedra Sérgio Vieira de Mello, Eventos

Univates conduz debates sobre governança migratória em Seminário Estadual do Fórum Permanente de Mobilidade Humana

Por Lucas George Wendt

Postado em 19/09/2025 15:49:19


Compartilhe

Entre os dias 22 e 27 de setembro de 2025 ocorre o XIII Seminário Estadual do Fórum Permanente de Mobilidade Humana do Rio Grande do Sul. Com o tema “O papel das cidades na governança migratória local”, o evento será realizado em formato online e reunirá diferentes instituições e especialistas que atuam na área de mobilidade humana no Estado.

No dia 25 de setembro, a Universidade do Vale do Taquari – Univates, por meio da recém-implantada Cátedra Sérgio Vieira de Mello, será responsável pela condução das discussões. A programação contará com a participação do professor Matheus Frohlich e da psicóloga Ane Liz Schardong, do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) de Lajeado.

Criado em 2012, o Fórum Permanente de Mobilidade Humana do RS promove anualmente seu Seminário com o objetivo de conectar debates entre a academia, o setor público e associações da sociedade civil. Nesta edição, além de Lajeado, as atividades terão representatividade em diferentes regiões do Estado, incluindo Porto Alegre, Canoas, Caxias do Sul e Pelotas. Os interessados podem participar mediante inscrição gratuita pelo formulário disponível aqui

Cátedra Sérgio Vieira de Mello na Univates

A Cátedra Sérgio Vieira de Mello (CSVM) é uma iniciativa da Agência da Organização das Nações Unidas (ONU) para Refugiados (ACNUR), implementada em parceria com instituições de ensino superior no Brasil desde 2003. 

Seu propósito é promover a educação, a pesquisa e a extensão voltadas à população em situação de refúgio, além de estimular a formação acadêmica e a capacitação de professores e estudantes sobre o tema.

O trabalho direto com refugiados em projetos comunitários também está entre as prioridades da Cátedra, que homenageia o diplomata brasileiro Sérgio Vieira de Mello, morto em um atentado no Iraque em 2003, e cuja carreira foi marcada pela defesa dos direitos de populações deslocadas.

A Univates passou a integrar a rede em maio deste ano, tornando-se a 51ª instituição de ensino superior do país a aderir à Cátedra. Mais informações podem ser obtidas por meio do email csvm.univates@univates.br

Fique por dentro de tudo o que acontece na Univates. Escolha um dos canais para receber as novidades:

Compartilhe

voltar