Representantes do Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI) da Universidade do Vale do Taquari - Univates participaram, nos dias 15, 16 e 17 de setembro, do X Seminário Anual do ForTI, realizado na cidade de São Leopoldo.
Criado há 20 anos, o ForTI* é um grupo que promove encontros presenciais e virtuais que reúnem equipes da área de Tecnologia da Informação (TI) das instituições integrantes do Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas (Comung) para debates e troca de experiências.
Mais de 130 representantes de instituições do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina marcaram presença no evento. Paulo Roberto Mallmann, gerente do NTI da Univates e vice-presidente da atual diretoria do ForTI, destaca a importância do seminário, que, neste ano, teve como tema central a Inteligência Artificial.
“Ocorre uma sinergia muito grande entre as pessoas, que trocam experiências o tempo todo. Trata-se de uma oportunidade para fortalecer o networking. Nossa equipe saiu do evento energizada e com ideias que, na medida do possível, serão propostas em projetos na Universidade. Todas as iniciativas apresentadas foram válidas, algumas delas até já utilizamos. No entanto, também tem muita coisa nova surgindo. Abriremos estudos internos para avaliar a aplicabilidade prática dessas inovações no contexto da Univates”, afirma Mallmann.
O seminário contou com palestras técnicas e estratégicas conduzidas por fornecedores, patrocinadores e membros da empresa de consultoria Gartner. Além disso, houve debates sobre saúde mental, um assunto relevante para profissionais de TI. “Eu participei do ‘Painel CIO ForTI 20 Anos’, que celebrou os 20 anos de existência do grupo que viabiliza os encontros. Vale ressaltar que a Univates participa dos eventos desde a primeira edição, fazendo parte da diretoria em várias ocasiões. Compartilhamos sucessos e fracassos sempre com o intuito colaborativo”, explica Mallmann.
Cada instituição do Comung que esteve no seminário recebeu uma placa comemorativa em homenagem ao aniversário de 20 anos do ForTI. Para Mallmann, esse foi um dos momentos mais marcantes do evento, já que ele reconheceu o esforço conjunto das instituições ao longo de duas décadas de colaboração, aprendizado e desenvolvimento tecnológico.
*Fórum de Tecnologia da Informação das Instituições Comunitárias de Ensino Superior.
