Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Meio Ambiente

Univates foi escolhida para execução de etapa de projeto socioambiental que promoveu plantio de 1.000 mudas no Vale do Taquari

Por Lucas George Wendt

Postado em 24/09/2025 09:09:44


Compartilhe

A Universidade do Vale do Taquari – Univates colaborou com o projeto socioambiental Cooplantar, desenvolvido pela Banricoop, que uniu cooperativismo, ciência e mobilização comunitária em ações voltadas à recuperação ambiental e à prevenção de desastres ao longo deste ano. O projeto incluiu um mutirão para o plantio de 1.000 mudas nativas na margem do rio Forqueta em Marques de Souza, ocorrido em 30 de agosto.

Sob a coordenação da professora Elisete Maria de Freitas, a Univates foi responsável por oferecer suporte técnico e científico. A instituição indicou o local mais adequado para o plantio, auxiliou na definição das espécies nativas, o modo correto de inserção no solo e o período ideal para a realização da atividade. Esse acompanhamento garantiu a efetividade e a sustentabilidade da ação. 

 

“O envolvimento da Univates demonstrou como o conhecimento acadêmico pode ser colocado a serviço da sociedade, gerando impacto positivo em questões urgentes, como a contribuição para a prevenção de enchentes e deslizamentos e a sensibilização para os problemas ambientais vividos atualmente, como é o caso da recuperação das matas ciliares”, destacou Elisete.

O projeto desenvolvido pela Banricoop também contou com oficinas gratuitas e online, que levaram à comunidade reflexões e práticas ligadas às mudanças climáticas. Foram três encontros: o primeiro abordou a relação entre o excesso de CO? e os eventos extremos; o segundo apresentou ações cotidianas para reduzir emissões; e o terceiro trouxe atividades práticas para implementação de iniciativas ambientais.

A execução das oficinas ficou a cargo da empresa Botanismo, por meio das biólogas Keli Bernardes e Alana Freitas, que conectaram teoria e prática em metodologias de educação ambiental. O apoio da OCERGS e do SESCOOP/RS também foi importante para viabilizar parte das ações.

De acordo com os organizadores, restaurar a vegetação ciliar é uma medida urgente para a Região. As árvores ajudam a estabilizar o solo, absorver o excesso de água e reduzir a força das enxurradas, fatores que se mostraram decisivos diante da enchente de 2024 no Rio Grande do Sul.

A iniciativa, segundo a Banricoop, ressalta o compromisso do cooperativismo com a sustentabilidade e evidencia a importância de unir esforços entre instituições acadêmicas, setor produtivo e comunidade. “O conhecimento técnico da Univates foi decisivo para que o Cooplantar se tornasse uma ação efetiva de recuperação ambiental, alinhada com critérios científicos e com benefícios duradouros para toda a região”, destacou a cooperativa em nota.

PROGRAMAÇÃO COMPLETA DAS ATIVIDADES

Lançamento (online)
DISPONÍVEL EM 26/05
(Clique aqui e assista)
Assista até o dia 17/06 e ganhe 100 pontos

Oficina 1 (online)
DISPONÍVEL EM 17/06
Tema: O Ar que Pesa: O Invisível que Provoca o Incontrolável
Assista até o dia 27/06 e ganhe 100 pontos

Oficina 2 (online)
DISPONÍVEL EM 15/07
Tema: Missão CO? – 10 Ações que o Mundo Agradece
Assista até o dia 25/07 e ganhe 100 pontos

Oficina 3 (online)
DISPONÍVEL EM 12/08
Tema: Plante Essa Ideia: O Guia Prático da Mudança
Assista até o dia 22/08 e ganhe 100 pontos

DIA 30/08 | Replantio de 1.000 mudas nativas em Marques de Souza/RS (presencial)

 

DIA 15/09 | Evento de Encerramento (presencial) ocorrido no Acampamento Farroupilha de Porto Alegre.

 

Fique por dentro de tudo o que acontece na Univates. Escolha um dos canais para receber as novidades:

Compartilhe

voltar