A Universidade do Vale do Taquari - Univates e os voluntários que atuaram na Cozinha Solidária - Vale do Taquari, instalada na Univates durante as inundações de 2024, receberam uma homenagem na tarde desta terça-feira, 23. A honraria foi concedida pela Câmara de Vereadores de Porto Alegre, por meio do vereador Alexandre Bublitz e da Frente Parlamentar em Defesa das Cozinhas Solidárias, dos Pontos Populares e pelo Combate à Fome.
Conforme o vereador, a entrega do certificado de Mérito Legislativo é uma das iniciativas da frente para reconhecer e qualificar o trabalho das cozinhas. "Nossa ideia é apoiar a formação técnica dessas cozinhas, considerando desafios logísticos, segurança alimentar e criação de redes de contatos, entre outros aspectos".
A reitora da Univates, Evania Schneider, agradeceu a homenagem e lembrou de diferentes ações da Instituição para acolher e contribuir para a comunidade durante a crise. "É um compromisso nosso. Cedemos um espaço que era necessário, mas lindo foi ver aquelas pessoas todas, todos os dias aqui, trabalhando, cozinhando e sorrindo. Muitas delas, inclusive, também foram afetadas pelas cheias", destacou.
Para o pró-reitor de Ensino e Extensão, Tiago Weizenmann, este é um exemplo de como uma universidade comunitária é uma força para reunir pessoas em uma ação para o bem comum. "Lembro de um texto de Rubem Alves que diz que o encanto da cozinha não se dá só pela comida em si, mas também pelos cheiros. E, enquanto os voluntários cozinhavam, sentíamos o cheiro dessa comida nos corredores. Era um cheiro carregado de afeto, de esmero. Que bom poder celebrar isso e homenagear as pessoas envolvidas nesta ação", disse.
O trabalho voluntário
A Cozinha Solidária - Vale do Taquari foi uma iniciativa de um grupo de voluntários que utilizou uma cozinha cedida pela Univates. Durante o período das inundações de maio de 2024, foram produzidas cerca de 2 mil refeições diariamente e distribuídas em diferentes municípios da região.
