Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Aula+, Gestão, Graduação

Acadêmicos dos cursos de Administração e Processos Gerenciais da Univates realizam viagem de estudo para São Paulo

Por Lais Pontin Matos

Postado em 24/09/2025 15:18:51


Compartilhe

Nesta semana, vinte e cinco acadêmicos dos cursos de Administração e Processos Gerenciais da Universidade do Vale do Taquari - Univates estão realizando uma viagem de estudos em São Paulo. Acompanhada pelos professores Gabriel Machado Braido e Samuel de Conto, a turma está aprendendo na prática, observando processos, analisando ambientes empresariais e interagindo com profissionais de grandes organizações.

A programação da viagem inclui visitas técnicas a empresas como Wheaton Brasil, Sankonfort Colchões, Mercedes-Benz, B. Grob, Friozem Logística, Zurich Termoplásticos, Centro Integrado de Monitoramento e Gerenciamento de Emergências de São Bernardo do Campo e Masipack, além de passeios pelo Mercado Municipal de São Paulo, pelo Museu da Bolsa do Brasil (MUB3) e pela Avenida Paulista.

“As vivências complementam a formação dos estudantes ao proporcionar contato direto com o funcionamento das organizações, que compartilham desafios mercadológicos, estratégias de gestão e cultura organizacional. É uma oportunidade de os acadêmicos aplicarem conhecimentos teóricos em situações reais de negócios, aperfeiçoando o pensamento crítico e a habilidade de resolver problemas”, explica Braido.

O professor destaca que a atividade também contribui para o aprimoramento de outras soft skills relevantes. “Durante a viagem, os estudantes colaboram em grupos, dividindo tarefas e resolvendo desafios. Isso acaba fortalecendo suas competências de comunicação, liderança, trabalho em equipe, adaptabilidade, empatia e cooperação”, afirma Braido. Ele acrescenta que a interação com profissionais de diversas empresas ajuda os acadêmicos a compreenderem e lidarem com diferentes perfis e contextos profissionais.

Braido comenta que as experiências vividas em viagens de estudos favorecem o desenvolvimento de autonomia, responsabilidade e proatividade, já que estão relacionadas a dinâmicas de organização e planejamento logístico. “Cria-se um ambiente propício ao networking e à troca de conhecimentos, que estimula os relacionamentos interpessoais e a formação de uma postura mais profissional e preparada para o mercado de trabalho”, conclui o professor.

Viagens de estudos e Aula+

Por meio da proposta do Aula+, a Univates busca oferecer uma formação mais dinâmica, que integra teoria e prática de modo concreto e que promove vivências reais para os acadêmicos.

Nesse sentido, as viagens de estudo se consolidam como uma estratégia pedagógica fundamental para enriquecer o aprendizado acadêmico e fomentar o desenvolvimento de competências essenciais para o mercado de trabalho.

Fique por dentro de tudo o que acontece na Univates. Escolha um dos canais para receber as novidades:

Compartilhe

voltar