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Graduação, Pesquisa, Somos Ciencia

Estudo analisa a importância do design na conformidade e fidedignidade de rótulos alimentícios à legislação brasileira

Por Lais Pontin Matos, em colaboração com Ana Júlia Giovanella Gonzatti

Postado em 25/09/2025 14:40:30


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Qual é a importância do design na conformidade e fidedignidade de rótulos alimentícios às legislações brasileiras como a RDC 429/2020 e a IN 75/2020? Esse questionamento norteou o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) de Ana Júlia Giovanella Gonzatti, diplomada do curso de Design da Universidade do Vale do Taquari - Univates. A pesquisa, orientada pelo professor Bruno Souto Rosselli, foi produzida em formato de artigo científico.

O estudo desenvolvido por Ana Júlia é de natureza bibliográfica e exploratória, fundamentado em normas da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e baseado em princípios da Teoria de Gestalt. O trabalho explica como determinadas soluções visuais podem contribuir para a clareza, a compreensão e a efetividade da comunicação dos rótulos alimentícios, garantindo que as informações obrigatórias sejam apresentadas de forma acessível e alinhada às exigências legais.

Verificou-se que marcas como Coca-Cola, Toblerone e Milka aplicam o design de forma eficiente para fortalecer suas identidades visuais. Todas elas utilizam princípios da Teoria de Gestalt a fim de favorecer a estética e a funcionalidade das embalagens de seus produtos. 

O design minimalista e universalmente reconhecido da Coca-Cola é criado com base nos princípios de continuidade e figura-fundo. Aplicando os princípios de fechamento e semelhança, a Toblerone desenvolve um layout interativo que reflete a singularidade de seu produto. A Milka, por fim, trabalha com os princípios de semelhança e continuidade para transmitir suavidade e consistência, reforçando um padrão visual coeso e emocional.

É importante salientar que, no Brasil, o design de embalagens deve cumprir muito mais do que meras funções estéticas, principalmente considerando o rigor das legislações vigentes. Nesse sentido, a pesquisa de Ana Júlia mostra que a integração entre design e conformidade legal é essencial para gerar credibilidade e reforçar a responsabilidade das marcas diante dos consumidores.

Além disso, o artigo da diplomada pode ajudar a orientar o trabalho de muitos profissionais, já que apresenta metodologias práticas e critérios técnicos que servem como base para a execução de projetos criativos e eficazes.

Leia o artigo científico na íntegra clicando aqui

Os bastidores da pesquisa

Conversamos com Ana Júlia para entender como o curso de Design da Univates forma profissionais preparados para enfrentar os desafios do mercado, sobretudo no que diz respeito à relação entre criatividade e regulamentação técnica.

“O curso de Design da Univates nos proporciona uma vivência prática desde o início, aproximando o estudante do mercado de trabalho por meio de projetos que envolvem demandas reais e o contato direto com o cliente final. Além disso, promove experiências em grandes grupos e projetos integrados com outros cursos da cadeia criativa, permitindo que a gente experimente, na prática, a dinâmica colaborativa que o mercado exige, como em um grande brainstorming. Essa abordagem torna o aprendizado mais significativo, permitindo que o conhecimento adquirido ao longo do curso seja aplicado em situações concretas.

Normas técnicas e legislações são assimiladas na prática, diretamente no mercado de trabalho. Já a formação acadêmica desenvolve o olhar criativo e conceitual do estudante, por meio de teorias fundamentais como a Gestalt e outros princípios do design. Essa combinação entre técnica e sensibilidade torna-se um diferencial importante para o futuro profissional, que passa a criar não apenas algo esteticamente agradável, mas estrategicamente pensado, com base em fundamentos que influenciam o comportamento do consumidor e agregam valor às soluções propostas.

Afinal, ter um rótulo visualmente atrativo não é suficiente. Hoje, as legislações exigem regras específicas e rigorosas para que um produto possa ser comercializado. Por isso, é fundamental unir conhecimento técnico e criatividade para desenvolver embalagens que comuniquem com clareza todas as informações necessárias ao consumidor e, ao mesmo tempo, se destaquem nas prateleiras. No fim das contas, a embalagem muitas vezes é o que vende o produto e o design é a chave para esse impacto.” - Ana Júlia Giovanella Gonzatti, diplomada do curso de Design da Univates

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