A Universidade do Vale do Taquari - Univates foi palco da formatura do Curso de Promotoras Legais Populares (PLPs) com foco na atuação em situações de crise climática na região. A cerimônia foi realizada na tarde de quinta-feira, 25, no auditório do Prédio 11. A formação é promovida pela Themis - Gênero, Justiça e Direitos Humanos, em parceria com a Universidade e a Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Rio Grande do Sul (Fetag-RS).
Ao longo de dois meses, as lideranças comunitárias participaram de atividades de qualificação para o enfrentamento de desastres e emergências. As aulas e práticas abordaram temáticas como mudanças climáticas, empoderamento legal, racismo ambiental, violência de gênero e serviços públicos e redes de apoio.
A assessora da reitoria da Univates, professora Fernanda Storck Pinheiro, reforçou a importância da liderança feminina e da igualdade em diferentes cenários, citando a reitora Evania Schneider e a vice-reitora Cíntia Agostini como lideranças na Instituição. Fernanda incentivou as formandas a ocuparem os espaços que desejam e a serem líderes em seus territórios, inspirando outras mulheres e construindo um futuro melhor para todas.
Sobre o projeto
O projeto Promotoras Legais Populares (PLPs) foi criado pela Themis em 1993, em Porto Alegre, e hoje está implementado em 14 cidades gaúchas e em 11 estados brasileiros. É um instrumento de afirmação e disseminação dos direitos humanos das mulheres, especialmente em relação à violência doméstica e aos direitos sexuais e direitos reprodutivos.
Os cursos de formação são ministrados por professores e especialistas em diferentes áreas do conhecimento, e de forma voluntária.
As Promotoras Legais Populares (PLPs) atuam na perspectiva da ampliação das condições de acesso à justiça, exercendo o papel de ponte entre as pessoas e o Estado, entre os sujeitos de direitos e os serviços públicos.
