Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Institucional

Curso de Promotoras Legais Populares forma turma na Univates

Por Natalia Nissen

Postado em 26/09/2025 08:11:27


Compartilhe

A Universidade do Vale do Taquari - Univates foi palco da formatura do Curso de Promotoras Legais Populares (PLPs) com foco na atuação em situações de crise climática na região. A cerimônia foi realizada na tarde de quinta-feira, 25, no auditório do Prédio 11. A formação é promovida pela Themis - Gênero, Justiça e Direitos Humanos, em parceria com a Universidade e a Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Rio Grande do Sul (Fetag-RS).

Ao longo de dois meses, as lideranças comunitárias participaram de atividades de qualificação para o enfrentamento de desastres e emergências. As aulas e práticas abordaram temáticas como mudanças climáticas, empoderamento legal, racismo ambiental, violência de gênero e serviços públicos e redes de apoio.

A assessora da reitoria da Univates, professora Fernanda Storck Pinheiro, reforçou a importância da liderança feminina e da igualdade em diferentes cenários, citando a reitora Evania Schneider e a vice-reitora Cíntia Agostini como lideranças na Instituição. Fernanda incentivou as formandas a ocuparem os espaços que desejam e a serem líderes em seus territórios, inspirando outras mulheres e construindo um futuro melhor para todas.

Natalia Nissen

Sobre o projeto

O projeto Promotoras Legais Populares (PLPs) foi criado pela Themis em 1993, em Porto Alegre, e hoje está implementado em 14 cidades gaúchas e em 11 estados brasileiros. É um instrumento de afirmação e disseminação dos direitos humanos das mulheres, especialmente em relação à violência doméstica e aos direitos sexuais e direitos reprodutivos.

Os cursos de formação são ministrados por professores e especialistas em diferentes áreas do conhecimento, e de forma voluntária. 

As Promotoras Legais Populares (PLPs) atuam na perspectiva da ampliação das condições de acesso à justiça, exercendo o papel de ponte entre as pessoas e o Estado, entre os sujeitos de direitos e os serviços públicos.

Fique por dentro de tudo o que acontece na Univates. Escolha um dos canais para receber as novidades:

Compartilhe

voltar