Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Pesquisa

Livro digital em dois volumes apresenta produção científica sobre educação, clima, saúde e sustentabilidade

Por Lucas George Wendt

Postado em 26/09/2025 14:02:18


Compartilhe

A complexidade do mundo contemporâneo, marcado por crises climáticas, dilemas socioambientais, transformações culturais e novos modos de ensinar e aprender, é o eixo da coletânea Modos de existência: o que a ciência tem a ver com isso?. 

A obra, organizada pelas professoras e pesquisadoras da Universidade do Vale do Taquari Jane Marcia Mazzarino (Programa de Pós-Graduação em Ambiente e Desenvolvimento - PPGAD) e Liana Johann (Programa de Pós-Graduação em Tecnologia e Gestão Sustentáveis - PPGTecG), reúne 24 textos distribuídos em dois volumes digitais e já está disponível gratuitamente para leitura.

Volume 1 – Educar para Ser e Poéticas para Viver: provocações para o pensar

O primeiro volume discute educação, sensibilidades e formas de habitar o mundo. Os capítulos questionam práticas pedagógicas, modos de percepção e vínculos afetivos com o ambiente. O volume pode ser acessado aqui. 

 

> Sustentabilidade em pauta – Suzana Feldens Schwertner e Gustavo E. Fischman analisam como pesquisas em educação podem projetar futuros possíveis em um planeta ameaçado.

> Percepções dos(as) professores(as) de Paverama-RS – Fabiane Olegário e Camila G. Sperotto investigam o uso de arquivos como disparadores de planejamento de aulas.

> Biologia e educação – Erisnaldo F. Reis e Andreia A. G. Strohschoen propõem uma abordagem interdisciplinar para promover conhecimentos significativos.

> A potência dos pátios escolares – Bruna M. F. Arnholdt e Jane Mazzarino mostram como os pátios da educação infantil podem ser espaços de encantamento e aprendizagem ambiental.

> Explorando o pensamento computacional – Demson O. Souza, Márcia J. H. Rehfeldt e Maria C. Schorr relatam experiências de introdução do Pensamento Computacional em oficinas pedagógicas.

> As escolas e as enchentes – Angélica V. Munhoz, Lucas George Wendt, Rafael P. Ferreira e Natália H. Schultz criam um dispositivo crítico para pensar impactos de eventos climáticos extremos.

> O eterno retorno da enchente – Tiago Segabinazzi reflete sobre enchentes no Vale do Taquari e os modos de percepção mediados pela tecnologia.

> Ecosofia do eu – Rodrigo Müller Marques propõe uma transformação docente ancorada na interligação entre subjetividade, sociedade e meio ambiente.

> Despertar geopoético e pensamento decolonial – Jean Michel Valandro e Lucas George Wendt debatem geopoéticas e saberes ancestrais para repensar a relação com o território.

> A reconstrução de laços afetivos com a cidade – Lindomar P. de Souza, Derli J. Neuenfeldt, Leonardo Fernandes e Tiago Wagner discutem como o afeto fortalece o cuidado urbano.

> A experiência social em Pandora – Ana Emília Klein analisa a estrutura fragmentada do romance de Ana Paula Pacheco como metáfora da experiência pandêmica.

> Corpos que (re)xistem – Fernanda S. Pinheiro, Tainã de Souza, Nadini da Silva e Lucas H. Belleboni abordam políticas de ações afirmativas voltadas a grupos historicamente invisibilizados.

 

Volume 2 – Mudanças Climáticas, Saúde, Sustentabilidade

O segundo volume amplia a discussão para crises ambientais, saúde coletiva e alternativas ao modelo econômico dominante. A obra está disponível neste link. 

> Impactos das ações antrópicas na Bacia do Rio dos Sinos – Julio C. D. da Silva e Luís F. da S. Laroque analisam a insegurança hídrica provocada pela ação humana e pela variabilidade climática.

> O que as Ciências da Administração têm a ver com a mudança climática – Marlon Dalmoro e Letícia Fantinel propõem cosmopolíticas inclusivas para a justiça socioambiental.

> Questões sociocientíficas e enchentes no Vale do Taquari – Darlan Gass e Sônia E. M. Gonzatti examinam percepções de estudantes sobre a relação entre enchentes e mudanças climáticas.

> Cuidados de enfermagem no infarto agudo do miocárdio – Bruna G. Lanius, Camila Marchese, Paula M. Lohmann e Diego D. de Almeida revisam prontuários para identificar condutas emergenciais.

> Dinâmicas recreativas com idosos em Alta Floresta (MT) – Marilaine C. P. Marques, Jane M. Mazzarino e Mônica M. S. Damasceno apresentam experiências de um projeto de extensão em saúde.

> Cuidado à população LGBTQIAPN+ – Bianca K. Dienstmann, Paula M. Lohmann, Camila Marchese, Cássia R. G. Medeiros e Fernanda S. Adami investigam percepções de equipes de enfermagem.

> Relação entre estado nutricional e fatores de risco cardiovascular – Naiana L. B. Werlang e equipe avaliam adultos e idosos atendidos em ambulatório de nutrição.

> O consumo como ato político – Luciane Franke, Jamile W. Ferreira e Bernardete B. Cerutti discutem redes solidárias como alternativa ao capitalismo.

> Decrescimento e a proteção ambiental na Constituição Federal – Guilherme W. Niedermayer, Emerson Träsel e Luciana Turatti revisam a produção brasileira sobre a Teoria do Decrescimento.

> Distúrbios antropogênicos em comunidades de besouros – Karoline L. Nicásio e colaboradores analisam respostas da fauna a diferentes usos do solo na Amazônia maranhense.

> Indicadores de sustentabilidade para cooperativas agropecuárias – Júlia E. Barden, Alexandre S. Garcia, Fernanda C. W. Sindelar e Carlos C. da S. Cyrne propõem métricas para avaliar impactos ambientais e sociais.

 

Um convite ao pensamento crítico

“Com linguagem acessível e múltiplas abordagens, Modos de existência não oferece respostas prontas. Em vez disso, abre caminhos para refletir sobre educação, clima, saúde, economia e as relações que sustentam a vida. Em tempos de crises climáticas, sanitárias e sociais, a obra convida leitores a imaginar outras formas de coexistência e a repensar o papel da ciência na construção de futuros mais justos e sustentáveis”, apresentam as pesquisadoras.

Fique por dentro de tudo o que acontece na Univates. Escolha um dos canais para receber as novidades:

Compartilhe

voltar