Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Univates sedia 4º Encontro da Agrobiodiversidade dos Vales em 15 de outubro

Por Lucas George Wendt

Postado em 30/09/2025 11:58:30


Compartilhe

Com informações da Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar

Um convite para celebrar a comida agroecológica. Este é um dos objetivos do 4º Encontro da Agrobiodiversidade dos Vales, que ocorre no próximo dia 15 de outubro, a partir das 8h, no auditório do Prédio 11, na Universidade do Vale do Taquari - Univates, em Lajeado. Organizado pela Emater/RS-Ascar, em parceria com a Univates, o evento consiste em um amplo painel em que se realizam palestras, oficinas e mesas redondas, com a participação de agricultores, representantes de entidades, técnicos e estudantes, entre outros.

“A ideia é promover um debate sobre agrobiodiversidade como estratégia de fortalecimento da soberania e da segurança alimentar e nutricional”, salienta a extensionista da Emater/RS-Ascar Elizangela Teixeira, que ressalta ainda que o Encontro visa ainda compreender a alimentação agroecológica em suas dimensões cultural, ancestral, política, científica, econômica e de saúde. “O que se busca é manter essa rede ativa, incentivando a troca de experiências sociodiversas entre produtores e consumidores”, frisa.

Na principal palestra do dia, o tema Agrobiodiversidade e Saúde será abordado pela psiquiatra e gastrônoma Michele Valent. A atividade inicia às 9h e tem mediação da professora Jane Mazarino. Em seguida, a partir das 10h30, a mesa redonda Agrobiodiversidade como Espaço de Trocas Saudáveis proporá discussões sobre hortas comunitárias, feiras agroecológicas e comercialização online e face e a face. Após o almoço, a partir das 13h15 será exibido o documentário “Sementes de vida: agroecologistas do Vale do Taquari”.

Nas oficinas, também na parte da tarde, temas diversos, como, homeopatia como recurso social para a produção agroalimentar, biodiversidade na alimentação, produção programada para a comercialização direta, ferramentas de marketing digital para a divulgação de produtos da agricultura familiar, cuidados na produção de sementes crioulas, plantas medicinais na cultura kaingang, adoção de sistemas agroflorestais e utilização de bioinsumos para uma agricultura sustentável, serão apresentados por representantes de diversas entidades.

A programação completa e outras informações sobre o evento podem ser obtidas no site https://www.univates.br/evento/encontro-da-agrobiodiversidade-dos-vales/programacao. Já as inscrições podem ser realizadas no link https://www.univates.br/sistemas/inscricoes/processo-10963. O Encontro tem o apoio de outras entidades, como a Articulação em Agroecologia do Vale do Taquari (AAVT) e a Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (Uergs).

Fique por dentro de tudo o que acontece na Univates. Escolha um dos canais para receber as novidades:

Compartilhe

voltar