Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Vale do Taquari

Lajeado, no Vale do Taquari sedia Seminário de Turismo e Simpósio de Trilhas de 18 a 22 de Outubro

Por Lucas George Wendt

Postado em 08/10/2025 13:11:16


Compartilhe

Com informações da Amturvales

O Vale do Taquari sediará eventos inéditos na área de turismo entre 18 e 22 de outubro. Organizado pelas Secretarias Estaduais de Meio Ambiente e Infraestrutura e de Turismo, Amturvales, ABBTURRS, Abeta e Rede Gaúcha de Trilhas, o 8º Seminário Estadual de Turismo de Natureza e o 3º Simpósio Gaúcho de Trilhas de Longo Curso ocorre na Universidade do Vale do Taquari - Univates. As inscrições gratuitas devem ser realizadas por meio deste link.

O primeiro encontro para a organização dos eventos ocorreu em Lajeado e contou com a participação do guia de turismo e turismólogo, Rafael Camilo; representante da Abeta, Evandro Schütz; vice-presidente da ABBTUR/RS, Tiago Corrêa; coordenador de segmentação da Setur, Álvaro Machado; diretor de geotecnologia e presidente da Rede Gaúcha de Trilhas, Luciano Soares; turismóloga e diretora de empreendedorismo e mercado, Angelice Motter; Secretária executiva da Amturvales e presidente da ABBTUR/RS, Vanessa Spindler e o jornalista e empreendedor de turismo, Alício de Assunção.

Para o presidente da Amturvales, Rafael Fontana, “O evento é um marco para o Vale do Taquari. Ele coloca nossa região no centro do debate sobre turismo de natureza, mostrando que é possível aliar desenvolvimento econômico, preservação ambiental e valorização das comunidades locais.”

O 3º Simpósio de Trilhas traz um enfoque técnico e prático voltado à criação, qualificação e gestão de rotas, trilhas, travessias e caminhos em sintonia com os padrões da Rede Brasileira de Trilhas. A proposta é pensar as trilhas não apenas como estruturas de lazer, mas como ferramentas de conservação da natureza e de geração de oportunidades econômicas.

Segundo Luciano Soares, presidente da Rede Gaúcha de Trilhas e diretor de Geotecnologia da Rede Brasileira de Trilhas, o 3º Simpósio de Trilhas em Lajeado nasce do reconhecimento do imenso potencial do Vale do Taquari para o ecoturismo e para o turismo de natureza. Para ele, as trilhas cumprem um papel duplo e estratégico: de um lado, aproximam as pessoas da natureza, promovendo saúde, lazer e pertencimento; de outro, são ferramentas concretas de conservação e de desenvolvimento socioeconômico. Nesse contexto, especialmente após os desafios recentes das enchentes, o simpósio se apresenta como um espaço de reconstrução e esperança, projetando o Vale como um destino resiliente, sustentável e inovador.

Já o 8º Seminário de Turismo de Natureza amplia o diálogo, reunindo profissionais, empreendedores, pesquisadores, investidores e entusiastas para refletir sobre os rumos do turismo de natureza no estado. A programação coloca em evidência a importância da valorização da natureza e da construção de um turismo mais consciente, humano e conectado com os territórios. 

Com olhar atento às transformações do setor, Evandro Schütz, gerente técnico da ABETA, destaca: O turismo, especialmente o de natureza, pode gerar empregos e melhorar a qualidade de vida sem comprometer a preservação ambiental. O desafio é equilibrar desenvolvimento e conservação, evitando que o próprio turismo cause desgaste aos destinos. Experiências internacionais mostram que isso é possível com educação, diálogo e planejamento. No Vale do Taquari, o turismo deve ser visto como uma oportunidade estratégica para um futuro mais sustentável”. 

A ABBTUR RS também reforça a relevância do seminário:  “Realizar este evento no Vale do Taquari é sem dúvida, merecimento de todos que estão apostando no Turismo como vetor de desenvolvimento. É mostrar que a economia turística tem sim o seu valor e que, trazendo cada vez mais conhecimento e debates importantes como os que acontecerão no evento, reforça que a região está preparada para atrair visitantes também destas áreas. A Associação Brasileira dos Turismólogos e Profissionais de Turismo é sem dúvida parceira para ações como esta, mostrando e valorizando os segmentos turísticos”, destaca a presidente da ABBTUR RS, Vanessa Spindler. 

O 8º Seminário de Turismo de Natureza e 3º Simpósio Gaúcho de Trilhas de Longo Curso é uma realização da Associação Brasileira de Turismólogos e Profissionais do Turismo (ABBTUR RS), Rede Brasileira de Trilhas, da Rede Gaúcha de Trilhas e da Associação Brasileira das Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura (ABETA) e conta com o apoio da Associação dos Municípios de Turismo da Região dos Vales (Amturvales), Governo de Lajeado e  Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Infraestrutura.

Fique por dentro de tudo o que acontece na Univates. Escolha um dos canais para receber as novidades:

Compartilhe

voltar