Calouros do curso de Medicina da Universidade do Vale do Taquari - Univates participam do Trote Solidário 2025/2, promovido pelo Núcleo Acadêmico do Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers). A iniciativa de abrangência estadual envolve estudantes de diferentes instituições de Ensino Superior na arrecadação de alimentos por meio do portal do Banco de Alimentos do RS e de ações presenciais.
A ação também conta com coleta de tampinhas plásticas, que serão destinadas às Organizações não Governamentais (ONGs) parceiras, e com campanha de doação de sangue em hemocentros de qualquer cidade do Brasil.
No próximo sábado, 11, os calouros da Univates realizarão o Mercado Solidário em Lajeado. A comunidade poderá doar alimentos de forma presencial em pontos de coleta instalados nos mercados STR e Imec (Centro e São Cristóvão).
Até o dia 29 de outubro também podem ser feitas doações de alimentos via internet, por meio do site do Trote Solidário. Na página virtual é possível selecionar uma das faculdades de Medicina que integram esta edição. Isso é necessário para que as universidades envolvidas pontuem no ranking das regiões Capital/Metropolitana e Interior.
As tampinhas plásticas podem ser depositadas nos pontos de coleta instalados no campus da Univates. São aceitas tampinhas de caixa de leite, de garrafa de suco, de frasco de amaciante e de garrafa PET. Nesses pontos também são aceitas doações de alimentos não perecíveis.
Mais informações sobre as atividades realizadas pelos estudantes da Univates podem ser obtidas no perfil @trotesolidariounivates.
Saiba mais sobre o Trote Solidário
A ação, promovida pelo Núcleo Acadêmico do Simers (NAS), teve origem em 2008, com a missão de acabar com as recepções aos calouros utilizando violência física. A primeira edição deste ano mobilizou mais de 2 mil acadêmicos de Medicina e arrecadou 23.346,8 kg de alimentos, 1.871,1 kg de tampinhas plásticas e registrou 471 doações de sangue.
