O curso de Ciências Contábeis da Universidade do Vale do Taquari - Univates está desenvolvendo atividades em parceria com a Fundação para Reabilitação das Deformidades Crânio-Faciais e Reabilitação Auditiva (Fundef) Lajeado. Por meio da proposta do Aula+, a Univates busca oferecer uma formação dinâmica, que integra teoria e prática de modo concreto e promove vivências reais para os alunos.
Nos últimos meses, os estudantes dos componentes curriculares Perícia Contábil e Auditoria Contábil realizaram o levantamento patrimonial e o inventário de estoques da Fundação. Agora, na disciplina Accounting & Finance Office, os acadêmicos executam um estudo de viabilidade financeira. Essas experiências práticas aproximam os alunos do curso da realidade da profissão contábil.
“As atividades contribuem de maneira significativa para a formação dos estudantes. A realização do levantamento patrimonial, do inventário de estoques e do estudo de viabilidade financeira permite que os acadêmicos apliquem, em situações reais, os conhecimentos adquiridos em sala de aula, desenvolvendo competências técnicas e comportamentais essenciais. Os alunos têm contato direto com processos e rotinas contábeis típicas de organizações reais, o que favorece o aperfeiçoamento de habilidades como análise crítica, trabalho em equipe, comunicação profissional e tomada de decisão”, explica Bruno de Medeiros Teixeira, professor e coordenador do curso de Ciências Contábeis da Univates.
Teixeira acrescenta que as atividades preparam os estudantes para o mercado de trabalho, pois fortalecem seu senso de responsabilidade e sua capacidade de resolver problemas e compreender o papel estratégico da contabilidade na gestão organizacional. “Ao vivenciarem demandas reais de uma instituição parceira, os acadêmicos ampliam sua visão prática e se tornam mais aptos para lidar com os desafios e as exigências do exercício profissional”, comenta o professor.
O apoio técnico prestado por estudantes e professores também favorece a Fundef em diversas dimensões. “As atividades desenvolvidas fornecem à Fundação diagnósticos precisos para a tomada de decisões. Os trabalhos realizados geram relatórios e análises que podem ser utilizados para aprimorar processos internos e o uso de recursos financeiros e patrimoniais. Essa cooperação contribui para a melhoria da eficiência administrativa da instituição, promovendo troca de conhecimentos e impacto social positivo”, destaca Teixeira.
Parceria consolidada
Teixeira diz que, nos próximos semestres, novas turmas de estudantes devem dar continuidade às ações desenvolvidas, com a atualização do levantamento patrimonial, do inventário de estoques e do estudo financeiro. “Dessa forma, esperamos consolidar a parceria entre o curso de Ciências Contábeis e a Fundef, oferecendo um acompanhamento técnico contínuo e fortalecendo o caráter formativo e extensionista da cooperação”, conclui o professor.
