A primeira fase do workshop “Corpos, Territórios e Movimentos: da experiência ao desenho, do silêncio à presença” ocorreu no dia 16 de outubro, na Universidade do Vale do Taquari - Univates. Zaida Muxí (México), Edna Mosquera Orozco e Raül Avilla-Royo (Espanha) palestraram no evento promovido pelo curso de Arquitetura e Urbanismo em parceria com o Escritório Modelo de Arquitetura (Emau) da Instituição.
Reunindo estudantes de graduação e pós-graduação, professores e membros da comunidade, o evento começou com uma fala de Avilla-Royo, que conversou com os presentes de forma virtual. Ele apresentou metodologias colaborativas para intervenções urbanas participativas. Em seguida, também de modo on-line, Edna refletiu sobre urbanismo feminista e políticas públicas. Zaida esteve presencialmente na Univates e encerrou o workshop fazendo comentários inspiradores sobre urbanismo feminista e experiências cotidianas em territórios periféricos.
Inspirado pelas práticas do coletivo Arquitectos de Cabeceira, de Barcelona, o evento promoveu um espaço formativo transdisciplinar, centrado na escuta sensível de realidades periféricas e no diálogo entre universidade e comunidade. A segunda fase do workshop ocorrerá em março de 2026, com a realização de atividades práticas em Lajeado.
Reafirmando seu compromisso com práticas de planejamento urbano mais sensíveis, inclusivas e feministas, o curso de Arquitetura e Urbanismo e o Emau convidam a comunidade para participar das ações da segunda etapa do evento.
Saiba mais sobre os palestrantes
Zaida Muxí é arquiteta e urbanista, escritora e professora no Instituto Tecnológico y de Estudios Superiores de Monterrey (México). É reconhecida por sua atuação em urbanismo feminista e defesa de cidades mais inclusivas e igualitárias, sendo referência na temática de gênero e espaço urbano.
Edna Mosquera Orozco é cientista política e advogada especialista em gênero e direitos humanos. Tem mais de 10 anos de experiência na coordenação de projetos sociais. Atualmente é consultora internacional da ONU Mulheres e ativista em movimentos feministas e de justiça climática.
Raül Avilla-Royo é arquiteto, professor e pesquisador na Escola Técnica Superior de Arquitetura de Barcelona (ETSAB-UPC). Membro fundador da cooperativa MUTU e membro do coletivo Arquitectos de Cabeceira, realiza pesquisas sobre o papel do arquiteto como facilitador nos processos colaborativos e de transformação urbana e na formulação de políticas públicas de habitação.
