Entre os dias 6 e 9 de outubro, os professores Rodrigo Brod, Elenara Pôrto e Silva Machado e Bernardete Bregolin Cerutti, do Centro de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas, representaram a Univates em uma missão docente a São Paulo, promovida pelo Núcleo de Apoio Pedagógico (NAP). A atividade integrou a proposta do programa Aula+, que estimula experiências formativas voltadas à ampliação do repertório docente e ao desenvolvimento de práticas pedagógicas inovadoras.
A programação oficial incluiu visitas a instituições de referência nacional em ensino e gestão acadêmica, Insper, Fundação Getulio Vargas (FGV) e Escola da Cidade, além de experiências culturais complementares, como visitas à Universidade Anhembi Morumbi, à Universidade Presbiteriana Mackenzie, ao Museu de Arte de São Paulo (MASP) e à 36ª Bienal de Arte de São Paulo, cujo tema neste ano foi “Nem todo viandante anda estradas: a humanidade como prática”.
A proposta é pensada também como experiência de circulação e de apreensão de conhecimentos diversos, para além dos formais. As missões docentes dialogam com a concepção do Aula+, pois oportunizam que os professores ampliem seu repertório e tragam essas vivências para os seminários e ateliês de criação.
Troca de experiências e inspiração para a prática docente
Para os participantes, a imersão representou uma oportunidade de aprendizado e reflexão sobre os desafios contemporâneos da educação superior. A professora Bernadete destacou a relevância da troca de experiências entre instituições com diferentes modelos de ensino.
A agenda da missão começou na segunda-feira (6/10), com a visita à Universidade Anhembi Morumbi, cuja estrutura moderna impressionou os docentes pela integração entre ambientes de ensino e espaços de convivência. Ainda no mesmo dia, o grupo conheceu o Insper, instituição reconhecida pela ênfase em inovação, empreendedorismo e metodologias ativas de aprendizagem.
Na terça-feira (7/10), os professores estiveram na FGV, onde puderam conhecer iniciativas de gestão acadêmica, programas de extensão e projetos de integração entre teoria e prática. Após o encontro, aproveitaram a proximidade para visitar o acervo do MASP, ícone da arte moderna e contemporânea brasileira.
A quarta-feira (8/10) foi dedicada à Escola da Cidade, referência em arquitetura, urbanismo e metodologias experimentais de ensino. O encerramento da programação ocorreu na quinta-feira (9/10), com visita à Universidade Presbiteriana Mackenzie e, posteriormente, à 36ª Bienal de Arte de São Paulo, onde os docentes puderam refletir sobre o papel da arte e da cultura na formação humana.
As missões docentes promovidas pela Univates têm como objetivo aproximar o corpo docente de diferentes realidades acadêmicas, fomentando o diálogo interdisciplinar e a criação de novas práticas pedagógicas. Mais do que observar, os participantes são incentivados a vivenciar, dialogar e reinterpretar o que encontram, de modo a fortalecer a cultura institucional de inovação e formação integral.
