Nesta terça-feira, 4 de novembro, o auditório do Parque Científico e Tecnológico do Vale do Taquari (Tecnovates), no Prédio 20 da Univates, sediou o 4º Seminário Diga SIM à Qualidade, promovido pela Prefeitura de Lajeado, por meio do Serviço de Inspeção Municipal (SIM), vinculado à Secretaria do Desenvolvimento Econômico, Inovação e Agricultura (Sedei).
O evento teve como objetivo disseminar conhecimentos sobre práticas de produção de alimentos, promovendo a saúde animal, humana e ambiental, além de fortalecer o diálogo entre empresários, fiscais e profissionais do setor agroalimentar de todo o Rio Grande do Sul.
A programação iniciou com a palestra de Daniel Neutzling Lehn, professor da Univates e coordenador técnico do Centro Tecnológico de Pesquisa e Produção de Alimentos (CTPPA) Tecnovates, sobre “Inovação e Desenvolvimento de Produtos”.
Em seguida, Tainá Drebes, coordenadora e responsável técnica do Laboratório de Microbiologia do Unianálises, ministrou a palestra “Análises Microbiológicas de Alimentos: garantindo confiabilidade e segurança”. Já o coordenador e responsável técnico do Laboratório de Físico-Química do Unianálises, Rodrigo Giovanella, participou do evento conduzindo a palestra “Análises Físico-Químicas de Alimentos: garantindo confiabilidade e segurança”.
Durante as apresentações, os profissionais do Unianálises explicaram os métodos utilizados nos laboratórios, as legislações vigentes, apresentaram exemplos de ensaios e reforçaram a importância de acompanhar as atualizações normativas para garantir resultados corretos e em conformidade com os órgãos de fiscalização.
O seminário seguiu durante a tarde com palestras, discussões e debates sobre ações corretivas e preventivas para controle de processo e dos produtos, considerando os autocontroles das empresas.
