No dia 25 de outubro de 2025, acadêmicos do curso de Pedagogia da Universidade do Vale do Taquari – Univates participaram de uma visita técnica à Escola de Educação Infantil Despertar, em Porto Alegre. A atividade foi organizada no âmbito dos componentes curriculares Composições da Docência na Educação Infantil (Ateliê e Seminário), ministrados pela professora doutora Jacqueline Silva da Silva, e teve como propósito aprofundar a compreensão dos estudantes sobre práticas pedagógicas voltadas às infâncias e à legislação específica da área.
A visita proporcionou aos futuros pedagogos a oportunidade de conhecer de perto a proposta educativa da escola, reconhecida por sua abordagem inovadora e centrada na criança. Durante a imersão, os estudantes puderam observar o funcionamento das atividades, os espaços de aprendizagem e a forma como as experiências das crianças são registradas e documentadas pelos professores.
Além da observação, o grupo participou de momentos de troca com docentes da Despertar e também com professores da rede Marista, que acompanharam a visita. Os profissionais relataram vivências e desafios do cotidiano escolar, especialmente relacionados à organização dos tempos e espaços, à escuta das crianças e à construção de propostas pedagógicas baseadas em projetos de interesse dos alunos.
Para os estudantes, a experiência foi inspiradora. “A visita foi muito significativa, pois me deu a oportunidade de pensar a escola por outra perspectiva, observando a intencionalidade pedagógica presente em tudo o que é proposto às crianças”, destacou Maria Eduarda Rossato Provin, aluna do primeiro semestre. Já Amanda Martinelli, do segundo semestre, ressaltou o encantamento com o ambiente e as múltiplas possibilidades criativas oferecidas às crianças: “Tudo me cativou, especialmente o Ateliê Pedagógico, que amplia o olhar sobre o fazer educativo”.
Maria Eduarda Link Hauschild, também do segundo semestre, enfatizou o envolvimento das famílias nas atividades escolares, aspecto que lhe chamou a atenção. “Percebi o quanto a escola valoriza a participação dos pais. Em uma das ações, por exemplo, 37 famílias participaram de uma peça teatral e de um projeto coletivo que resultou na construção de um trem de papelão, inspirado em uma viagem realizada pelas crianças na Maria Fumaça, em Bento Gonçalves”, relatou.
