Vinte atletas do projeto Talentos Esportivos participaram do 16º Troféu Mauá de Atletismo, realizado no Colégio Mauá, em Santa Cruz do Sul, no dia 1º de novembro. A delegação foi acompanhada pelo técnico Junior Simonetti e pelos treinadores Eduarda Gregory e Rafael Schmitt.
A equipe conquistou 13 medalhas em provas de pista e de campo, com dobradinhas no pódio e destaque para um atleta, que obteve 100% de aproveitamento, com medalhas em todas as provas de que participou.
O evento também marcou as primeiras conquistas de alguns participantes, evidenciando o progresso e o amadurecimento esportivo do grupo. Os resultados reforçam a evolução técnica e o comprometimento dos atletas, que representaram o projeto com responsabilidade e entusiasmo, reafirmando os valores de superação, cooperação e dedicação ao atletismo que norteiam o trabalho desenvolvido ao longo do ano.
O medalhista dos 250 metros, João Vitor Fensterseifer Machado, de 15 anos, participou da competição pela primeira vez e destacou a importância do apoio dos professores na conquista. “Fico muito feliz em ter participado. É meu último ano aqui, mas vou lembrar com carinho desse projeto”, declarou. Ele ficou em 3º lugar na final.
Aos 14 anos, Miguel Martinho Pozocco conquistou sua primeira medalha de 5º lugar nos 1.000 metros, demonstrando evolução e motivação para seguir progredindo no atletismo. “Eu acho que foi uma competição muito boa. Consegui melhorar muito desde o início do ano e com isso conquistei minha primeira medalha. Entendo que foi só o quinto lugar, mas acho que melhorei muito e vou procurar melhorar mais ainda para da próxima vez conseguir uma colocação ainda melhor”, afirmou.
Kiara Louíse Wermann, de 11 anos, demonstrou grande determinação ao se superar na prova dos 500 metros. Além disso, ganhou o 4º lugar no revezamento misto Sub-12 e Sub-14 4x75m. “Eu gostei de correr 500m pela primeira vez, foi bem legal! No final eu já estava muito cansada, mas valeu a pena, consegui correr até muito bem. Ganhar uma medalha pela primeira vez foi incrível, achei divertido e nunca pensei que conseguiria. No fim, gostei muito do meu dia”, contou.
Felipe da Silva Maziero Gattermann, atleta da categoria Sub-18, conquistou três medalhas, obtendo pódio em todas as provas em que competiu. O desempenho evidencia sua excelente fase e o comprometimento com os treinamentos, refletindo o alto nível técnico alcançado ao longo da temporada. “Gostei muito da competição. Gosto do esporte porque conheci muitas pessoas novas, tive mais oportunidades e aprendi muitas coisas. Mesmo tendo só feito um ano, fico muito feliz com a oportunidade e com tudo que consegui fazer neste ano”, contou.
O projeto Talentos Esportivos é resultado de uma parceria entre a Univates e o município de Colinas. A iniciativa oferece treinamentos regulares em quatro modalidades – atletismo, natação, basquete e ginástica –, atendendo crianças e adolescentes, que frequentam as dependências da Universidade para desenvolver suas habilidades esportivas sob orientação técnica especializada.
