No fim do mês de outubro, acadêmicos do curso de Direito da Universidade do Vale do Taquari - Univates realizaram uma viagem de estudo para Buenos Aires, na Argentina. Acompanhado pelos professores Fernanda Pinheiro e Sandro Frohlich, o grupo conheceu instituições importantes da cidade (como a Universidad de Buenos Aires – UBA, a Casa Rosada, o Congreso de la Nación Argentina e o Instituto Nacional de la Propiedad Industrial), apreciando a cultura, a história e as artes do país latino-americano.
De forma geral, pode-se dizer que as viagens de estudo contribuem para ampliar os conhecimentos, o repertório cultural e a visão de mundo dos acadêmicos. “Na Argentina, os alunos puderam estudar matérias fundamentais e contemporâneas para a formação jurídica, como o direito antidiscriminatório e as relações entre as inteligências artificiais e o Direito. A Univates e a UBA, que são universidades parceiras, compreendem a relevância desses temas e, por isso, os colocam em pauta”, comenta Fernanda.
A professora acrescenta que os estudantes também aprenderam sobre os aspectos históricos, culturais e econômicos da América Latina, bem como sobre as relações entre Brasil e Argentina, familiarizando-se com os sistemas jurídicos de ambos os países.
Para Fernanda, experiências como essa permitem ampliar a compreensão de mundo e o repertório cultural dos participantes. “Penso que foi uma oportunidade para todos entenderem a importância dos museus, dos monumentos, das relações diplomáticas e dos registros materiais que contam a história da Argentina e se entrelaçam com o saber jurídico e com as formas de organização social de cada tempo. A viagem conectou teoria e prática, permitindo aos alunos realizarem exercícios de comparação entre o funcionamento das instituições das duas nações”, explica a professora.
“A viagem proporcionou ainda a internacionalização do currículo e a aprendizagem por meio de experiências. Internacionalizar significa possibilitar a aprendizagem por meio da interação com culturas, conhecimentos e idiomas diferentes. Ao estarem corporalmente presentes nos locais, os acadêmicos aprenderam explorando seus próprios sentidos e registrando, de maneira singular, tudo o que vivenciaram”, reflete Fernanda.
Aula+: a proposta pedagógica inovadora da Univates
Apoiada nos princípios de transversalidade, aprendizagem, experimentação, alteridade e criação, a proposta do Aula+ busca oferecer uma formação mais dinâmica aos alunos dos cursos de graduação da Univates, integrando teoria e prática e promovendo experiências reais.
Nesse sentido, a viagem de estudo se consolidou como uma estratégia pedagógica fundamental. “Nessa experiência é possível identificar um processo formativo ancorado na transversalidade de saberes, na aprendizagem contínua, na experimentação baseada em atividades práticas e na alteridade necessária a um convívio intenso entre os integrantes do grupo. Ainda, durante a Mostra de Trabalhos do Curso de Direito, que será realizada em dezembro, os acadêmicos relatarão as vivências que tiveram na Argentina, em consonância com o princípio de criação que também constitui a proposta pedagógica da Univates”, finaliza Fernanda.
Uma viagem memorável
Para os estudantes Kévin Sgarbozza do Nascimento, Marinês Guth Johnson e Welika do Nascimento Araújo, a viagem a Buenos Aires ficará na memória. Nos depoimentos abaixo, eles compartilham as vivências acadêmicas e culturais que tiveram em uma das cidades mais vibrantes do mundo. Confira.
“A viagem de estudo que realizamos a Buenos Aires, participando de aulas com conteúdo multidisciplinar na Facultad de Derecho da UBA, foi realmente de grande valia. As memórias ficarão guardadas na mente de todos pelos grandes aprendizados, e no coração, por tudo aquilo que sentimos e vivenciamos.
Os professores de cada matéria estavam muito bem preparados e conseguiram transmitir um vasto conhecimento, abordando temas que iam desde os direitos humanos até as novas tecnologias, como a inteligência artificial, assuntos que fazem parte do nosso presente e certamente farão toda a diferença no futuro profissional de todos.
Não foi apenas uma experiência acadêmica, embora tenhamos tido diversas aulas com conteúdo extenso e profundo. Também foi uma oportunidade de explorar a cidade histórica de Buenos Aires, conhecendo um pouco da cultura argentina, de sua trajetória até os dias atuais e de seu povo resiliente e confiante.
Não posso deixar de mencionar que a presença de colegas especiais e de professores tão competentes fez toda a diferença, tornando a viagem mais tranquila, apesar da distância, e ainda mais proveitosa. Agradeço por tudo o que aprendi e pude vivenciar nessa experiência inesquecível.” Kévin Sgarbozza do Nascimento
“A oportunidade de participar desta experiência acadêmica, que mesclou a aprendizagem no âmbito jurídico aliado à vivência de outra cultura, foi extremamente gratificante, não só pelo conhecimento adquirido, mas também pela troca de experiências.
As discussões na Facultad de Derecho da Universidad de Buenos Aires centraram-se na temática dos direitos humanos (igualdade e liberdade de expressão) e na inteligência artificial, examinando sua aplicação na administração pública e na prática jurídica e proporcionando a ampliação do aprendizado.
As atividades culturais como a visitação à Biblioteca El Ateneo, ao Congresso da Nação Argentina, à Plaza de Mayo, à Catedral Metropolitana, à Casa Rosada e ao Museu Nacional de Belas Artes agregaram conhecimentos da história política e social da Argentina, da arquitetura e arte da cidade e de sua identidade cultural.
Embora a exposição a um idioma estrangeiro tenha sido um certo desafio, ele foi superado, promovendo um avanço significativo nas habilidades linguísticas. A aquisição de conhecimento transcendeu a área específica, fomentando uma visão global e multidisciplinar que enriquece a percepção de mundo. Além disso, o fortalecimento da rede de relacionamento com professores e colegas valorizou a jornada universitária, estabelecendo uma ponte entre a excelência intelectual e a maturidade humana, pilares essenciais para a qualificação plena do profissional e do indivíduo.” Marinês Guth Johnson
“A viagem para a UBA foi realmente muito especial!
Ter a oportunidade de conhecer de perto a história da Argentina foi algo marcante e cheio de significado. Cada lugar que visitamos parecia contar um pedaço importante da identidade do país, cujo povo tem uma trajetória rica, intensa e repleta de lutas e conquistas.
Conversar com os professores locais, ouvir suas experiências e entender na prática como funcionam as instituições e os órgãos públicos argentinos foi um aprendizado verdadeiro e para além da teoria. Essa troca de conhecimento abriu novos olhares sobre o curso, sobre a profissão e até sobre a forma como enxergamos o mundo.
Foi uma experiência única, que uniu aprendizado, cultura e vivência pessoal. Sem dúvida, a viagem ficará para sempre na memória e no coração de cada um que participou dela.” Welika do Nascimento Araújo
