Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Boa notícia, Graduação

Trabalhos de diplomados do curso de Design da Univates estão na shortlist do BDA 2025

Por Lais Pontin Matos

Postado em 21/11/2025 12:36:12


Compartilhe

Os Trabalhos de Conclusão de Curso (TCCs) de Juliano Carvalho de Avila e Marina Sartori Becker, diplomados em Design pela Universidade do Vale do Taquari - Univates, estão na shortlist da 15ª edição do Brasil Design Award (BDA), o prêmio mais importante da área no Brasil.

Avila produziu um vídeo curta-metragem experimental chamado “Tudo”, documentado por meio do memorial descritivo sobre o processo de desenvolvimento da obra, que mescla elementos de motion design, mixed media e fotografia. O trabalho é uma resposta crítica à padronização cultural imposta pela inteligência artificial generativa, adotando uma metodologia que transita do analógico para o digital.

Já Marina desenvolveu um projeto sobre design de informação aplicado à representação visual das enchentes que ocorreram no Rio Grande do Sul, também documentado no memorial descritivo do trabalho. O projeto digital interativo, intitulado “Dados que transbordam: design de informação aplicado à representação visual das enchentes”, enfatiza narrativas visuais sensíveis, acessíveis e politicamente engajadas, buscando integrar visualização de dados, design de informação e comunicação de crise.

Os trabalhos concorrem nas categorias Craft for Design e Design Digital, respectivamente, ambos na subcategoria Estudantes, por serem projetos desenvolvidos enquanto Avila e Marina estavam encerrando sua graduação.

“A participação da Univates no BDA demonstra a qualidade dos projetos realizados pelos alunos, bem como os resultados de seus aprendizados. O reconhecimento atesta a qualidade da nossa graduação e pode motivar futuros estudantes a alcançarem grandes objetivos”, comenta Rodrigo Brod, coordenador e professor do curso de Design.

Vale mencionar que vários trabalhos desenvolvidos no curso de Design da Universidade já foram premiados em outras edições da competição, o que reforça a excelência da formação oferecida e o comprometimento de acadêmicos e diplomados com a inovação e o próprio crescimento profissional. Saiba mais clicando aqui, aqui e aqui.

“É interessante observar que os projetos selecionados para a shortlist são resultados de TCCs. Isso nos faz perceber que os estudantes se engajam para produzir trabalhos e pesquisas realmente interessantes e impactantes. O prêmio, por si só, já é um incentivo para eles. Ingressar no mercado de trabalho com um reconhecimento desses no currículo também é um diferencial. Esperamos ver os trabalhos do Juliano e da Marina figurando nas primeiras colocações da competição”, finaliza Brod.

Você pode participar da votação popular do BDA 2025 até 24/11. Clique aqui e aqui para votar nos projetos de Avila e Marina.

Expectativas

Nos depoimentos abaixo, Juliano e Marina falam sobre o processo de criação dos trabalhos e as expectativas em relação ao prêmio. Confira.

“O curta surgiu de uma insatisfação que quis externalizar, principalmente em relação à superfluidade dos conteúdos de IA generativa que existem hoje na internet. A necessidade de abordar essa questão me levou a explorar métodos não convencionais e experimentais dentro do design a fim de evidenciar a importância do gesto humano na expressão digital, algo que sempre me atraiu e que já havia feito em outros projetos durante o curso.

Para o processo de produção eu utilizei a abordagem mixed media, que consistiu na combinação de animação digital (motion design), fotografia, texturas manuais e digitais. A impressora foi minha ferramenta principal para a criação dessa estética: ela foi usada para digitalizar texturas manuais (produzidas por mim e meu irmão, Cassiano) e para a texturização de imagens digitais (quadros eram exportados, impressos e, posteriormente, escaneados e reinseridos). Como complemento a essa exploração, produzi folhetos e um flipbook, que aprofundam e contextualizam o conceito do vídeo.

Quando vi que o projeto tinha entrado na shortlist do BDA fiquei muito feliz! É muito massa ver um projeto tão pessoal e importante pra mim sendo reconhecido dessa forma (mas irei ficar mais feliz ainda se ganhar, com certeza!) Também vou poder entrar na lista dos outros trabalhos incríveis que foram premiados no curso de Design da Univates!” - Juliano Carvalho de Avila 

“A escolha da temática surgiu quase naturalmente. Acredito que é fundamental discutirmos acontecimentos que moldam a sociedade, sejam eles positivos ou dolorosos. Crescendo em uma família diretamente afetada pelas enchentes, senti a necessidade de revisitar minhas próprias raízes e memórias (especialmente aquelas relacionadas à casa da minha avó, que, infelizmente, foi destruída na enchente de 2024).

A partir dessa origem pessoal, desenvolvi uma breve recapitulação histórica das enchentes no Rio Grande do Sul, refletindo sobre quem eram as pessoas invisibilizadas por esses eventos e como os dias se desdobraram durante a tragédia. Assim, este TCC se constrói não apenas como um projeto, mas também como um artefato de memória coletiva.

O processo criativo teve como foco explorar possibilidades visuais capazes de humanizar dados estatísticos, principalmente por meio de metáforas visuais e plataformas destinadas a comunicar informações sensíveis e narrativas de crise.

Quanto ao BDA, é uma surpresa, mas espero ganhar o prêmio. Gostaria muito de trazer mais um reconhecimento para a Univates e celebrar o nosso curso de Design como ele merece.” - Marina Sartori Becker

Sobre o 15º BDA

Promovido pela Associação Brasileira de Empresas de Design (ABEDESIGN), o 15º BDA tem projetos inscritos em 14 categorias. Os profissionais e as empresas que participam da competição ganham visibilidade em mercados nacionais e internacionais, fortalecendo sua presença no setor e contribuindo para a consolidação do design brasileiro no cenário global.

Fique por dentro de tudo o que acontece na Univates. Escolha um dos canais para receber as novidades:

Compartilhe

voltar