Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Biólogos descobrem lenhos fósseis em Venâncio Aires

Por -

Postado em 06/07/2004


Compartilhe



Durante a execução de um trabalho de campo em Venâncio Aires, pesquisadores da UNIVATES encontraram lenhos fósseis permineralizados de gimnospermas com idade estimada entre 250 e 200 milhões de anos (Intervalo Triássico/Jurássico).

------A descoberta ocorreu quando o grupo ingressou em uma propriedade e, ao conversarem com os donos das terras, identificaram madeiras petrificadas que haviam sido achadas durante a extração de argila nos fundos do terreno, na localidade de Afloramento Linha Sapé.

------O mérito científico reside principalmente no fato de que este é o primeiro registro desse tipo de material na região dos vales do Taquari e do Rio Pardo, merecendo atenção especial e estudo aprofundado. A comunidade regional se beneficia pelo fato de tratar-se de um achado histórico, que merece divulgação ampla. Além disso, o fato de serem realizados estudos específicos sobre o material, permitirá esclarecer eventos que ocorreram na região durante o tempo geológico, viabilizando, assim, um resgate do seu patrimônio histórico e paleontológico.

------ O Setor de Botânica e Paleobotânica do Museu de Ciências Naturais da UNIVATES tem um acervo científico importante de amostras paleobotânicas proveniente de várias regiões do estado do Rio Grande do Sul. Vários de seus exemplares, citados em publicações sob a sigla PbU, servem de referência mundial. O Museu vem desenvolvendo a pesquisa O efeito estufa e seu registro em anéis de crescimento de gimnospermas: evidências em madeiras fósseis e atuais do Rio Grande do Sul, coordenado pelo professor doutor André Jasper, com o apoio da UNIVATES, FUNADESP e FAPERGS.

------ A UNIVATES deseja que o sítio fossilífero, seus proprietários e a sociedade de Venâncio Aires sejam os beneficiários diretos dos estudos realizados. Dessa forma, a maioria das amostras encontradas serão mantidas no Afloramento Linha Sapé, ou em local pré-determinado pelas partes envolvidas - Administração Municipal de Venâncio Aires, "Fundação de Preservação do Patrimônio Histórico de Venâncio Aires", UNIVATES e proprietários da área onde o material foi encontrado -, sendo depositadas na coleção do no Museu apenas aquelas que servirem de base para as publicações científicas, as quais exigem tombamento em coleções científicas reconhecidas.

------Vocabulário

------Permineralização - tipo de fossilização que ocorre quando um mineral preenche os poros e cavidades existentes no organismo. Ossos e troncos de árvores são muito porosos e bastante suscetíveis a essa forma de preservação.

------ Gimnospermas - vegetais superiores que originam flores e sementes. As mais conhecidas são os pinheiros, ciprestes e cicas.

------ O Período Triássico vai de 250 a 200 milhões de anos atrás e pertence a Era Mesozóica. Nessa época surgiram os primeiros dinossauros e houve a expansão da vegetação de gimnospermas. O Período Jurássico vai de 200 a 144 milhões de anos atrás e pertence a Era Mesozóica. Foi neste período que ocorreu a expansão dos dinossauros.

------ Fossilização - resultado da ação de conjunto de processos físicos, químicos e biológicos que atuam no ambiente deposicional. Vários fatores favorecem a fossilização, como o soterramento rápido após a morte, a ausência de decomposição das bactérias, e a composição química.


Fonte: Assessoria de Comunicação

Fique por dentro de tudo o que acontece na Univates. Escolha um dos canais para receber as novidades:

Compartilhe

voltar