O professor da Univates Ronaldo Husemann participou, nesta semana, em Gramado, do “21st Symposium on Integrated Circuits and System Design (SBCCI)”, maior congresso da América Latina na área de sistemas embarcados e microeletrônica. O simpósio, que é realizado anualmente no Brasil, recebeu por diversos anos nota máxima da CAPES (Qualis A), entidade responsável por avaliar os programas de pesquisa e pós-graduação no país.
Na ocasião, Husemann, que atua há alguns anos na área de desenvolvimento de tecnologias de multimídia (IPTV e TV Digital), apresentou trabalho que introduz uma arquitetura otimizada para filtragem dinâmica de vídeos, removendo efeitos de blocagens em imagens digitais, a fim de melhorar a percepção visual das mesmas. O defeito de blocagens em imagens pode ser comumente observado por quem tem o costume de assistir a vídeos em ferramentas multimídia, como o youtube. O evento conta com ampla participação internacional e congrega importantes fóruns de discussão e de apresentação de inovações na área de microeletrônica, setor que tem recebido incentivos do governo federal para se aprimorar. Na ocasião de abertura do simpósio, o representante do Ministério de Ciência e Tecnologia falou sobre os planos do governo em incentivar diferentes iniciativas de desenvolvimento e implantação de novas tecnologias visando à inclusão digital.
Neste ano, a Univates firmou dois projetos com a UFRGS para trabalhar na área de multimídia e TV Digital. Alunos que tenham interesse de participar dessas pesquisas devem ficar atentos, pois em breve serão abertas inscrições para preenchimento de duas novas bolsas de pesquisa.
Fonte: Setor de Marketing e Comunicação
