
Exposição está no Centro de Convivência
A Univates e a equipe da Oficina de Criatividade do Hospital Psiquiátrico São Pedro (HPSP) realizaram na sexta-feira, dia 3, no câmpus de Lajeado, roda de conversa, oficina prática e exposição “Tapete Voa-Dor”. As atividades tiveram como tema central arte e saúde e objetivaram marcar o Dia Mundial da Saúde, comemorado em 10 de outubro.
O objetivo foi oportunizar a trabalhadores e estudantes da área vivenciar a oficina de produção de tapetes, visando a estimular a implementação da arte nos serviços da região, como dispositivo de cuidado e promoção de saúde. A promoção foi do Curso de Psicologia e do Núcleo de Cultura da Univates, e da Oficina de Criatividade do HPSP. As atividades contaram com o apoio do Fórum Regional de Saúde Mental do Vale do Taquari e dos cursos de Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia e Nutrição da Univates.
As atividades tiveram início pela manhã, com roda de conversa sobre arte e saúde, coordenada pela psicóloga Bárbara Neubarth, fundadora da Oficina de Criatividade do Hospital Psiquiátrico São Pedro. Em seguida, os participantes visitaram a exposição das obras da Oficina de Criatividade – Tapete Voa-Dor, que poderão ser apreciadas no Centro de Convivência do Prédio 9 da Univates até o dia 14 de outubro.
Encerrando a programação, no turno da tarde foi realizada a oficina Tapeçaria de Recorte, que contou com a participação de trabalhadores de Saúde e Artes. As oficinas têm entre seus objetivos remeter os participantes, por meio do ato criativo, à convivência com o social. A idéia do tapete voador, segundo a equipe do HPSP, remete ao desejo de levar as dores embora, ou fazê-las voar, por algum tempo que fosse, e também voar para outros serviços de saúde, para congressos, seminários, mostrando a potência da arte como dispositivo de saúde.
Fonte: Setor de Marketing e Comunicação
