------ "No ritmo da atual sociedade, o processo de educação é contínuo, porque o conhecimento fica obsoleto em um período cada vez mais curto". As palavras do ex-ministro da Educação do governo Fernando Henrique, Paulo Renato de Souza, em matéria publicada na Revista Carta Capital em fevereiro de 2004, ecoam na mente de estudantes, empresários, profissionais liberais e da sociedade em geral. Atualmente, nenhum nível educacional pode ser considerado definitivo.
------ Na sociedade do conhecimento, várias mudanças têm afetado as organizações e os colaboradores que nelas desenvolvem suas atividades profissionais. Vários fatores têm contribuído para isso: o avanço das comunicações, o aumento do número de concorrentes nos diferentes mercados, a crescente insatisfação dos consumidores em relação aos produtos e serviços ofertados, o desenvolvimento de novas tecnologias, etc. Os profissionais que desejarem ampliar seu nível de qualificação ou melhorar sua empregabilidade necessariamente precisarão estar conscientes da importância do aprendizado contínuo.
------ Neste sentido, um curso de pós-graduação em negócios como um Master Business Administration (MBA) pode tornar-se um passaporte para uma carreira bem sucedida. Pesquisa conduzida pelo IBGE (1998) em todo Brasil apontou que os cursos de pós-graduação proporcionam salários 66% maiores do que os recebidos por quem possui apenas o bacharelado. Em geral, a remuneração aumenta cerca de 50% cada vez que uma pessoa completa uma etapa de estudo.
------ Estudo conduzido pelo professor e economista Ronaldo Távora no Vale do Taquari no ano de 2002 confirma as informações de que à medida que o indivíduo aumenta seu nível de instrução eleva sua renda mensal, e mais importante ainda, aumenta a probabilidade de manter sua empregabilidade. Os indicadores oferecidos pelo Ministério do Trabalho fundamentam tal pesquisa.
------MBA da UNIVATES evidencia a prática
------ Sandro Faleiro é mestre em Administração, professor da UNIVATES e coordenador do MBA em Marketing oferecido pela instituição a partir de 20 de agosto. Faleiro destaca que este curso é "voltado para as práticas de marketing adotadas pelas empresas, e contará no seu corpo docente com profissionais de mercado, consultores de empresas e professores-pesquisadores reconhecidos nacional e internacionalmente".
------ Eunice Rotta Bergesch, uma das diretoras da rede IMEC de supermercados, é uma das empresárias que vai ministrar aulas no MBA. "Fico feliz por poder compartilhar minha experiência no comércio varejista, que, se não é grande, pelo menos tem sido muito intensa, e fazer trocas com os alunos que agregam suas vivências, ganhando o grupo todo. As transformações no mundo empresarial tem se dado em progressão geométrica, o que impõe atualização permanente. Espero poder repassar conhecimentos do programa atual que participo na Fundação Dom Cabral, uma espécie de mini MBA para executivos das empresas associadas, que mostra o que tem de mais atual nas áreas de gestão, marketing e finanças" comenta.
------ As inscrições para o curso se encerram no dia 13 de agosto e podem ser feitas no setor de Atendimento ao Aluno, no prédio 9 da UNIVATES. Mais informações podem ser obtidas pelo fone (51) 3714-7011 ou pelo 0800-707-0809.
Fonte: Assessoria de Comunicação
