
Parecia mais vestibular de inverno. A chuva intensa e o friozinho de 14 graus no início da manhã do sábado, dia 3, deram o clima inesperado do Vestibular de Verão Univates 2009. As provas movimentaram os câmpus de Encantado e de Lajeado, onde cerca de 1.860 candidatos, provenientes de mais de 90 cidades, disputaram vagas em 38 cursos.
Os cursos mais procurados foram Administração de Empresas, Direito, Engenharia Civil, Ciências Contábeis e Arquitetura e Urbanismo. A maioria dos vestibulandos, 1.015, optaram pelo Inglês como Língua Estrangeira, 802 escolheram o Espanhol e 43 o Alemão.
A prova composta de 45 questões objetivas e uma redação obrigatória, foi aplicada das 8h às 13h. Na redação, os vestibulandos podiam optar por escrever um relato descritivo, permeado com reflexões, acerca de uma situação de preconceito ou discriminação vivida ou presenciada por eles mesmos, ou redigir um texto dissertativo-argumentativo discutindo o tema “Do preconceito à discriminação”.
A primeira vestibulanda a entregar a prova, às 9h30min, foi Fernanda Bagatini, 21 anos, de Boa Vista do Sul. Candidata a uma vaga no curso de Engenharia Ambiental, ela achou a prova razoável em termos de dificuldade, assim como o tema da redação. Alguns minutos depois, Jaqueline Prado, 23, de Lajeado, deixou o Prédio 12. Segunda a sair, prestando vestibular para Educação Física, ela considerou a prova difícil, mas gostou do tema da redação.
Em Lajeado, familiares e amigos dos vestibulandos puderam aproveitar o tempo participando das atividades preparadas pela Instituição. Teve chimarreada com a Ervateira Ximango; distribuição de doces oferecidos pela Docile Alimentos; dicas de beleza com O Boticário; atendimento na Biblioteca e no Museu de Ciências Naturais da Univates; e lancherias e lojas do Centro de Convivência abertas para atender os visitantes. A Instituição também presentou os vestibulandos com um mouse pad exclusivo.
De Lajeado, o casal Rovena Inês e Jorge Martinez aguardava a filha Malu, de 18 anos, prestar o vestibular para Design Gráfico. “Ela pediu para ficarmos aqui, passando uma corrente positiva”, comentou o pai. Acompanhados do chimarrão e do amigo da filha Lenon Siebre, eles aproveitaram para conhecer mais a Univates. “Achei impressionante o câmpus, se desenvolveu bastante e está muito bonito”, disse Martinez.
O listão dos aprovados será divulgado na tarde da próxima terça-feira, dia 6, e as matrículas ocorrem de 7 a 13 de janeiro. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 0800 7 07 08 09.
Fonte: Setor de Marketing e Comunicação