Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Magia de Imhoff na Amazônia

Por -

Postado em 17/08/2004


Compartilhe



------Deixar para trás a rotina e o conforto do dia-a-dia e partir em busca do desconhecido, descobrindo as belezas da natureza e cultura da América do Sul. E trazer um pouco de tudo isso na forma de fotografias. Em 1999, Guilherme Imhoff já demonstrava em suas propostas de trabalho um empreendedorismo e espírito de aventura inerentes a pessoas especiais. Imhoff faleceu no início do mês, em Porto Alegre, e foi sepultado em Lajeado, sua cidade natal. Seu último trabalho foi realizado na Amazônia.

------ Guilherme era um fotógrafo e publicitário, e foi para França em 2002. A prefeitura de Paris organizou um evento multicultural onde 580 artistas inscreveram seus projetos e apenas 60 foram selecionados, entre eles o de Imhoff. Ele percorreu durante 50 dias, 2.457 km do trecho brasileiro na Amazônia: de Manaus a Belem, pelo Rio Solimões, passando por várias cidades ribeirinhas.

------ O objetivo não era só fotografar fauna e flora, mas a "Amazônia humana", registrando a maneira de viver das pessoas na floresta. Assim que retornasse a Paris, o compromisso era de expor em três locais na França.

------ Laura Peixoto, responsável pelas exposições do Núcleo de Cultura da UNIVATES comenta: "A energia, a criatividade e o profissionalismo do Guilherme foram confirmados em sua primeira exposição "Sem Janelas pela América" aqui na Univates, onde também palestrou. O Gui era um cara sintonizado com o que a vida oferece de melhor: aventura e emoção. E ele soube traduzir muito bem essas possibilidades mágicas através de suas lentes e de seu trabalho."

------ A família de Guilherme Imhoff decidiu expor este último trabalho do artista com o título "Amazonas, a Vida sobre o Rio - histórias visuais da vida ribeirinha" na UNIVATES. São 30 fotografias que poderão ser vistas no Espaço Arte, de 20 de agosto a 9 de setembro, das 8h às 22h, de segunda a sexta, e aos sábados até o meio-dia. A mostra tem o apoio da Prefeitura de Paris, Embaixada do Brasil na França e Governo do Amazonas.

------ O Espaço Arte fica no Térreo da Biblioteca da UNIVATES.


Fonte: Assessoria de Comunicação

Fique por dentro de tudo o que acontece na Univates. Escolha um dos canais para receber as novidades:

Compartilhe

voltar