
A qualificação alicerçada em melhorias técnicas-gerenciais e tecnológicas pode se tornar uma das alternativas para que as empresas incrementem sua competitividade.
O Rio Grande do Sul terá 2 mil das 10 mil empresas que a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) pretende capacitar até 2010 para ampliar as vendas externas do País. Das 5.348 empresas incluídas neste ano no Projeto Extensão Industrial Exportadora (Peiex), 1.498 são gaúchas, 27,7% do total. No Vale do Taquari e Caí, a Univates, juntamente com a Apex, irá atender 224 empresas em 2009 – 11% do total de empresas a serem atendidas pelo Projeto no Estado.
De acordo com o Coordenador do Peiex na Univates, Marcos Turatti, o projeto caracteriza-se como um sistema de resolução de problemas técnico-gerenciais e tecnológicos objetivando incrementar a competitividade e promover a cultura exportadora. Implantado em janeiro de 2009, com treinamento e qualificação dos consultores, o projeto iniciou as visitas às empresas no mês de fevereiro. Até o momento, 57 empresas já aderiram.
O Peiex é um convênio firmado entre o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior - MDIC, Apex Brasil – Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos e diversas Instituições de Ensino e Pesquisa e/ou Centros Tecnológicos nas regiões dos APLs (Arranjos Produtivos Locais). Mais informações sobre o Peiex em empresas dos Vales do Taquari e Caí podem ser obtidas por meio do Núcleo Operacional instalado na Univates, pelo fone (51) 3714-7014, ou pelo e-mail peiex@univates.br.
Fonte: Setor de Marketing e Comunicação
