
Neste domingo, dia 20, a Univates realizou o maior vestibular dos últimos sete anos. O processo seletivo contou com aproximadamente dois mil candidatos concorrendo às vagas oferecidas em 37 cursos. A movimentação foi grande nos dois câmpus da Instituição – Lajeado e Encantado, especialmente das 8h às 13h, horário da prova.
Os cursos mais procurados desta edição do vestibular foram Direito, Administração de Empresas, Engenharia Mecânica, Engenharia Civil e Arquitetura e Urbanismo.
Os candidatos só podiam deixar a sala uma hora e meia após o início. O primeiro a sair não quis dar entrevistas. O segundo a concluir foi Ismael Silveira de Ávila, 21 anos, de Teutônia, que tentou uma vaga no curso de Direito. Prestando vestibular pela segunda vez, ele achou as questões fáceis de resolver. O terceiro a finalizar a prova foi Guilherme de Quadros Camargo, 26 anos, de Lajeado, também vestibulando de Direito. Para ele, que concluiu o Ensino Médio há dez anos, a prova foi tranquila, sem grandes surpresas.
Na redação, os vestibulandos tinham duas propostas para escolher: escrever um relato descritivo, permeado de reflexões, prestando uma espécie de homenagem a alguém que tenha sido fundamental em alguma fase da vida; ou redigir um texto dissertativo-argumentativo discutindo o tema “A salvação do Brasil – o que o Brasil precisa para dar certo”.
Resolvidas as questões da prova, era hora de matar a fome e a curiosidade. No Centro de Convivência, os amigos e colegas do terceiro ano do Ensino Médio da escola estadual Érico Veríssimo, de São José do Herval, Caroline Benini, que tentou vaga no curso de Engenharia Ambiental, Carlos Eduardo Lando, vestibulando de Jornalismo, e Tatiane Possamai, que pretende cursar Farmácia, todos de 17 anos, aproveitaram o tempo antes da volta pra casa para fazer um lanche e conferir a opção marcada em cada uma das 45 perguntas objetivas. O que eles acharam de prova? “Nem fácil, nem difícil; foi razoável”, disseram.
Do lado de fora das salas de aula, pais, amigos, irmãos, namorados e demais familiares deram o maior apoio aos vestibulandos. Foi o caso do casal Silvane e Dilmar Caneppele, do bairro Moinhos, de Lajeado. Eles levaram o filho Jonathan, de 18 anos, candidato ao curso de Sistemas de Informação, e resolveram ficar pelo câmpus. “O clima é muito bacana, o dia ajudou e está muito agradável aqui”, comentaram.
Chimarreada com a Ervateira Putinguense; apresentação da fauna, flora, solo e animais do Vale do Taquari no Museu de Ciências Naturais; lounge Univates (com jornais, TV, acesso à internet, café e água); verificação de pressão arterial e distribuição de brindes de empresas da região foram alguns dos passatempos oferecidos aos familiares e amigos dos vestibulandos. No Centro de Convivência, lancherias e lojas estiveram abertas ao público. A Univates presenteou todos os candidatos com um porta-cd exclusivo.
Listão – O listão dos aprovados será divulgado na tarde da terça-feira, dia 22, e as matrículas ocorrem de 4 a 8 de janeiro de 2010. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 0800 7 07 08 09.
Fonte: Setor de Marketing e Comunicação
