Dentre os cursos de pós-graduação oferecidos pela UNIVATES, encontra-se o de Metodologia do Ensino Superior. De acordo com a sua coordenadora, professora Marlise Heemann Grassi, a especialização é uma disciplina independente, oferecida a todos os alunos de pós da Instituição com intenção de se habilitar para a docência em cursos de nível superior.
------ Disponibilizado em módulos, o curso tem duração de 60 horas-aula. A iniciativa está sendo bem sucedida, julga Marlise. Além da procura constante por parte de pessoas interessadas em tornarem-se professores, o Metodologia do Ensino Superior tem despertado a atenção de outras instituições de ensino superior. A Faculdade Planalto (Faplan), de Passo Fundo, adquiriu o programa do pós da UNIVATES para ministrá-lo a seu corpo docente. Marlise salienta que a disciplina é aberta aos professores da casa e demais interessados, desde que já portadores de um título de graduação.
------ O curso trabalha as funções inerentes à atividade do professor: planejamento, organização e desenvolvimento de situações de ensino e aprendizagem. Para isso, as aulas abordam quatro eixos básicos: epistemologia e modelos didáticos; dinâmica na sala de aula (técnicas e metodologia de ensino); processos de aprendizagem; e processos avaliativos.
------ Luís Fernando Dörr, formado em Comércio Exterior na UNIVATES em 2000, cursou o Metodologia do Ensino Superior movido pelo interesse em lecionar. Entretanto, conseguiu retirar do aprendizado conhecimentos que o auxiliam também em seu relacionamento profissional em uma cooperativa de crédito. “Recebemos boas noções de como transmitir informações às pessoas”, comentou. Atualmente, Dörr cursa a especialização em Cooperativismo.
