
Equipe no Laboratório de Cultura de Tecidos Vegetais
A coordenadora do Museu de Ciências Naturais (MCN) e do Laboratório de Micropropagação de Plantas da Univates, doutora Elisete de Freitas, e três alunas bolsistas do Curso de Ciências Biológicas realizaram, entre os dias 10 e 13 de maio, visita à Embrapa Clima Temperado, de Pelotas. O encontro visou a aprimorar os estudos na área de propagação de plantas por meio de intercâmbio de conhecimentos entre profissionais das instituições.
As quatro integrantes do grupo da Univates tiveram a oportunidade de conhecer as pesquisas desenvolvidas no Laboratório de Cultura de Tecidos Vegetais da Unidade, sob a orientação do pesquisador Leonardo Dutra. Elisete destaca que foi a primeira oportunidade de desenvolver trabalhos por meio do convênio Embrapa-Univates.
Segundo ela, a equipe buscou aprimorar os conhecimentos na área de propagação vegetativa. ?São propagações feitas a partir de estruturas vegetativas obtidas de uma planta matriz?, explica. ?São produzidas novas mudas idênticas à planta matriz, ou seja, são clones dela?, salienta a professora. Elisete conta que o laboratório visitado trabalha principalmente com a produção de mudas de amora, framboesa e batata-inglesa.
Além disso, Elisete explica que também foram buscar a aproximação com as pesquisas realizadas na Univates. ?A partir dessa visita, pretendemos realizar parcerias com a Embrapa?, comenta. ?Aprendemos muito com eles, pois tivemos contato com sistemas de produção que nem mesmo conhecíamos. Foi uma visita interessantíssima?, completa.
Segundo a doutora, as integrantes do grupo da Instituição retornaram da visita empolgadas com as novidades que foram apresentadas e pretendem manter esse contato para novos trabalhos conjuntos. As bolsistas que participaram da visita foram Maíra Filter, Joseane Siqueira e Bruna Baratto, que consideraram a experiência uma forma de aprimorar os ensinamentos adquiridos em sala de aula.
Texto: Tuane Eggers
Fonte: Setor de Marketing e Comunicação.