
A Univates recebeu nesta quinta-feira, dia 9, o presidente da Vonpar SA, da Vonpar Alimentos e do Conselho Administrativo da Vonpar Refrescos, Ricardo Vontobel, que participou de reunião e palestrou sobre evolução e consolidação de uma empresa familiar, construção de marcas e marketing. A atividade foi promovida pela Univates, por meio do Curso de Administração, pela Câmara de Indústria e Comércio (CIC) do Vale do Taquari e pela prefeitura de Arroio do Meio.
No turno da tarde, Vontobel participou de reunião com a Reitoria da Univates. Na ocasião, foram apresentados ao empresário projetos ligados ao desenvolvimento regional, como o Centro Tecnológico de Alimentos Tecnovates, o Unianálises, o Projeto do Leite e a capacitação de mão de obra em cursos de extensão. Além dos pró-reitores de Desenvolvimento Institucional, João Carlos Britto, Administrativo, Oto Moerschbaecher, e de Pesquisa, Extensão e Pós-Graduação, Claus Haetinger, estiveram presentes o coordenador do Unianálises, Jeferson Bottoni, e do Tecnovates, Eloni Salvi, entre outras lideranças.
Segundo o empresário, o Vale do Taquari é uma região com excelente desenvolvimento e ótimo potencial, o que colabora muito para a economia do Rio Grande do Sul. "É uma região muito próspera e, após a duplicação da BR-386, acredito que este potencial aumentará ainda mais", afirmou o empresário, ressaltando também a qualidade e importância dos projetos apresentados pela Univates. "O projeto do Tecnovates é um avanço para o país, por essa iniciativa de pesquisa tecnológica, que é muito importante e da qual carecemos", observou.
À noite, o auditório do Prédio 7 ficou pequeno diante de tamanho interesse por parte de centenas de alunos, professores, empresários e pessoas da comunidade que foram até a Instituição prestigiar a palestra do empresário. Durante pouco mais de uma hora, ele falou sobre o ramo empresarial, empresas familiares, o marketing e o grupo Vonpar. Logo de início, Vontobel fez um alerta sobre a gestão de organizações. "Uma empresa não tem lugar para amadorismo e emoção na tomada de decisão. No mundo das empresas não existe espaço para aventura; é preciso alto grau de preparo e eficácia", afirmou.
Em relação às empresas familiares, o palestrante aconselhou que, quando essas não possuem capacidade suficiente para conduzir o negócio, devem contratar profissionais qualificados para a função. "Temos que tratar a empresa como prioridade em nossa vida, independente de seu tamanho. E, para isso, não podemos ser arrogantes ou prepotentes achando que tudo já está feito", orientou. Vontobel salientou também que a Vonpar trabalha com valores como inquietação, no sentido de buscar fazer sempre melhor, e alegria, características fundamentais na visão do empresário.
Ainda, de acordo com o palestrante, uma empresa tem alma, e o ideal é que se trabalhe constantemente em busca disso. "Só é possível fazermos algo se a gente contar com as pessoas, se associar a elas e respeitá-las", ressaltou. O empresário falou também sobre marketing de massa e apresentou ao público algumas das principais mudanças pelas quais deve passar o Brasil nos próximos dez anos, lembrando que as empresas precisam estar atentas e preparadas para isso.
Para falar de marca, Vontobel utilizou-se de vídeos e diversas peças publicitárias da Coca-Cola, principal produto fabricado pela Vonpar. "Criamos uma imagem de determinado produto e compramos isso", afirmou ele, mostrando que, historicamente, a Coca-Cola sempre apresentou em suas campanhas uma perspectiva otimista frente às tensões culturais.
Outro case de sucesso exibido pelo empresário foi da empresa Mu-Mu, comprada no final de 2009 pelo grupo Vonpar. "Precisávamos, na época, enfrentar uma difícil realidade num mercado altamente competitivo. Pensamos então em olhar o leite de uma outra forma, bem diferente daquela tradicionalmente olhada pelas pessoas", declarou, mostrando o resultado do trabalho, que está concorrendo ao prêmio de melhor campanha de marketing do mundo.
Finalizando sua palestra, Ricardo Vontobel provocou o público: "A Coca-Cola tem 125 anos. Ela é jovem ou velha?", questionou. Segundo ele, é jovem porque soube envelhecer. "Soube se comunicar como jovem, se transformar, se adaptar ao mundo", assegurou, reforçando que, em termos de marketing, idade não existe, é preciso estar atualizado com seu tempo. "Marketing é para cada um de nós e para todos. Não há como atingir a todos se não conhecermos as partes. Tem que tocar cada um de nós", frisou, alertando que é preciso observar além do que se vê, e ser verdadeiro e consistente naquilo que se faz. "A gente só toca quando é verdadeiro", concluiu. Ao final de sua explanação, o empresário respondeu a perguntas da plateia.
Texto: Tamara Bischoff
Fonte: Setor de Marketing e Comunicação.
