
Curso visa a formar alunos com espírito crítico e investigativo
O Programa de Pós-Graduação em Ambiente e Desenvolvimento (PPGAD) da Univates, que recebe inscrições para a próxima turma até o dia 5 de novembro, procura formar alunos com espírito crítico e investigativo e visão social e integrada do ambiente para conseguir solucionar problemas.
É nesse sentido que se ressalta a atuação profissional dos mestres diplomados pelo PPGAD, que iniciou no ano de 2006. Dos 64 diplomados, grande parte está aplicando seus conhecimentos em empresas, principalmente do ramo ambiental, como é o caso da sócia-proprietária da empresa FS Assessoria Ambiental Ltda. Ana Cláudia Fischer.
Os mestres também conseguem espaço em prefeituras, sobretudo nas Secretarias de Meio Ambiente. Exemplos disso são os secretários do Meio Ambiente de Arroio do Meio, Juliana Salvi, e de Lajeado, Simone Schneider. Mais de 15 mestres em Ambiente e Desenvolvimento ministram aulas na Univates, nos cursos de graduação em Direito, Fisioterapia, Administração de Empresas, Enfermagem, Engenharia Ambiental e Engenharia Mecânica.
Esses profissionais estão conquistando espaço, inclusive, nos cursos técnicos e tecnológicos da Instituição e na Especialização em Bases Ecológicas para a Gestão Ambiental (ênfase em Licenciamento Ambiental). Os mestres também conquistam espaço na docência de outras Instituições de Ensino Superior, em cursos técnicos, sequenciais, graduação e especialização.
O diplomado Hélio Miguel Schauren Júnior, por exemplo, é professor no curso de Direito na Universidade de Caxias do Sul (UCS), além de ser capitão da Brigada Militar. Já a mestre Caroline Lima Zanatta é docente dos cursos de Engenharia Ambiental e Engenharia de Produção Agroindustrial na União Panamericana de Ensino (Unipan) e na União Educacional de Cascavel (Univel), no Paraná. A diplomada Eveline Fronza da Silva é docente do Curso de Fisioterapia na Universidade Luterana Brasileira (Ulbra) e do Curso Técnico em Segurança do Trabalho da Escola Profissionalizante do Hospital de Caridade e Beneficiência (HCB).
Alguns dos mestres diplomados pela Univates já estão cursando doutorado, como é o caso de Ana Paula Taschetto, Débora Cerutti, João Alberto Tassinary, Liana Johann, Glademir Schwingel, Luiz Carlos Santos Porto e Marjorie Kauffmann. Para o coordenador do PPGAD, Eduardo Périco, o curso foi organizado de forma interdisciplinar desde o início, porém a procura por profissionais de áreas tão diferentes não era esperada. "O que nos deixa mais satisfeitos e orgulhosos é a certeza de que são profissionais com uma visão integrada e integradora da questão ambiental e do desenvolvimento", explica Périco. O coordenador também considera os diplomados pelo PPGAD aptos a buscar alternativas para problemas antigos que as ciências tradicionais não têm condições de resolver sozinhas.
Interessados devem efetuar a inscrição na Secretaria de Extensão e Pós-Graduação, sala 110 do Prédio 1.
O processo de seleção será realizado a partir do dia 10 de novembro e consta de análise do Curriculum e do histórico escolar de cada candidato de acordo com os critérios e valores especificados no Edital; publicação do cronograma de entrevistas no dia 11 de novembro; análise do pré-projeto de dissertação; e entrevista oral com banca composta por professores, nos dias 16, 17 e 18 de novembro.
A classificação final dos candidatos será divulgada no dia 30 de novembro, no site www.univates.br/ppgad, onde pode ser conferido o Edital com todos os detalhes sobre o curso e o processo seletivo. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (51) 3714-7000, ramal 5354, ou pelo 0800 7 07 08 09.
Conhecimento aliado ao cotidiano
O diplomado Hélio Miguel Schauren Junior, que se formou com a primeira turma do PPGAD, no ano de 2008, atua como Capitão da Brigada Militar e professor da UCS. Segundo ele, o Oficialato da Brigada Militar, assim como o Mestrado em Ambiente e Desenvolvimento, exige uma visão multidisciplinar, por atuar diretamente em questões voltadas ao desenvolvimento socioambiental.
Conforme Schauren Junior, os conhecimentos adquiridos nas aulas e a troca de experiência com professores e colegas contribuíram para aprendizados, tanto profissionais quanto pessoais, não encontrados em nenhum outro curso. "O programa permite o desenvolvimento de uma visão crítica, sistêmica e complexa dos fenômenos que envolvem a interação com o meio ambiente em que vivemos", explica. Para ele, a aplicabilidade prática do curso está no viés voltado para a busca de soluções aos problemas enfrentados no cotidiano.
Já a diplomada Juliana Salvi, formada na mesma turma, atua na Secretaria do Meio Ambiente de Arroio do Meio desde o ano de 2007. Em seguida, também iniciou atividades docentes na área de Ciências. Para ela, os conhecimentos adquiridos no curso foram fundamentais para dar base à área profissional.
Conforme Juliana, as discussões e os conhecimentos adquiridos em sala de aula oportunizaram perceber as diferentes ideias sobre um mesmo assunto, mostrando a inexistência de verdades universais. "Além do enriquecimento pessoal, as aulas também auxiliaram no desenvolvimento das minhas atividades profissionais no dia a dia", completa.
Texto: Tuane Eggers