Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Feira de Ciências da Univates apresenta 35 projetos

Por Tuane Eggers

Postado em 19/10/2011


Compartilhe

Tuane Eggers - clique na imagem para ampliar

Projetos abordam as áreas de Química, Biologia, Física e Robótica

Com o objetivo de incentivar a pesquisa nas escolas, a Feira de Ciências Univates - Descobrindo Talentos para a Pesquisa teve início nesta quarta-feira, dia 19, apresentando cerca de 35 projetos nas áreas de Química, Física, Biologia e Robótica. A atividade prossegue até sexta, dia 21, e recebe a visitação de escolas da região e da comunidade em geral.

Alunos de 6ª série do Ensino Fundamental até o 3º ano do Ensino Médio apresentam projetos desenvolvidos para as Feiras de Ciências de cada escola, onde foram selecionados os melhores. A atividade conta com o envolvimento de aproximadamente 150 alunos e de 25 professores de seis escolas de Lajeado.

No projeto desenvolvido pelos alunos Gabriel Ely, Pedro Janoski, João Francisco Fell e João Vitor Franzen, da 6ª série do Colégio Madre Bárbara, a sustentabilidade é o conceito principal. Com energia eólica, central de separação de lixo, energia solar, bicicletário e cisterna de captação de água da chuva, o projeto simula uma empresa sustentável. "Queremos provar que uma empresa pode ser sustentável e economizar no consumo de água e energia ao longo do tempo", explicam.

As alunas Janara Haas, Bruna Petter, Nadini da Silva, Eduarda de Borba Massmann e Muriel Alexander Blau, da 8ª série da Escola Estadual Moisés Cândido Veloso, também apostaram na sustentabilidade. Seu projeto simula uma usina de energia eólica, por meio da utilização de dois motores de carrinho de controle remoto e fios conectados a resistores e leds. Elas utilizam um secador de cabelo para simular o vento, principal fonte da energia. "Escolhemos a energia eólica por ser melhor para o meio ambiente e mostrar que é possível utilizar uma energia sustentável", comentam.

Já os estudantes Guilherme Scapini Weiand, Lorenzo Sarate Pozza, Lucas Hennemann Perin e Vitor Cauderic, do 2º ano do Ensino Médio do Colégio Evangélico Alberto Torres, escolheram a robótica como tema de seu projeto. Eles apresentaram um robô que simula os movimentos de uma aranha. "O nome específico é hexápode. Desenvolvemos em um projeto extracurricular da escola", explicam. O robô foi criado a partir da utilização de dois motores de caixa eletrônico, duas baterias de aeromodelo, dois sensores de toque e um dissipador de calor. A parte de alumínio do robô é reutilizada.

Outro projeto desenvolvido foi um blog sobre lixo eletrônico, com o objetivo de informar sobre o descarte correto de objetos eletrônicos. A criação é dos alunos Letícia Dorneles, Mateus Stein, Júlia Träsel e Manuela Johann, do 1º ano do Ensino Médio do Madre Bárbara. "No blog há várias informações sobre o descarte correto de cada eletrônico. Se mesmo assim a pessoa não encontrar a informação necessária, ela pode preencher um questionário de acordo com a sua necessidade e retornamos informando o destino correto para o objeto", explicam os alunos.

Segundo a coordenadora do evento, professora Silvana Martins, a Feira de Ciências é uma ação do Mestrado em Ensino de Ciências Exatas da Univates, que tem ligação direta com escolas. "Pretendemos continuar o projeto no próximo ano, pois é emocionante ver os alunos apresentando suas pesquisas. O objetivo também é resgatar a Feira de Ciências nas escolas", salienta a professora.

As visitas podem ser agendadas pelo e-mail feiradeciencias@univates.br, comunicando o turno de visitação (das 8h30min às 11h 30min, das 14h às 17h e das 18h30min às 22h) e o número de alunos. O evento ocorre no 2º piso do Centro de Convivência - Prédio 9 da Univates.

Na sexta-feira, a partir das 15h, ocorre a premiação dos projetos. O primeiro colocado em cada uma das categorias (Ensinos Fundamental, Médio e cursos técnicos) receberá uma Bolsa de Iniciação Científica Júnior do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), no valor de R$ 1.200,00. Além do valor em dinheiro, os vencedores estarão aptos a participar de projetos de pesquisa, na Univates, no próximo ano. Os três melhores colocados de cada categoria terão seu trabalho divulgado na Edição Especial da Revista Destaques Acadêmicos da Univates.

Mais informações podem ser obtidas acessando o site www.univates.br/feiradeciencias, na Secretaria de Extensão e Pós-Graduação, sala 110 do Prédio 1, ou ainda pelo e-mail propex@univates.br.

Texto: Tuane Eggers




Fonte: Setor de Marketing e Comunicação.

Fique por dentro de tudo o que acontece na Univates. Escolha um dos canais para receber as novidades:

Compartilhe

voltar