Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Diplomada em Pedagogia pela Univates é destaque nacional

Por Tuane Eggers

Postado em 27/10/2011


Compartilhe

Tuane Eggers - clique na imagem para ampliar

Elisete Mallmann desenvolveu projeto de manipulação e experimentação

A diplomada do Curso de Pedagogia da Univates Elisete Mallmann embarca nesta quinta-feira, dia 27, para Minas Gerais, com o objetivo de participar da cerimônia nacional do XII Prêmio Arte na Escola Cidadã. Ela foi a vencedora da categoria Educação Infantil, com o projeto ?Introduzindo a Arte na Educação Infantil através da Manipulação e da Experimentação?.

Executado entre os anos de 2009 e 2010, o trabalho contou com a participação de 87 crianças de até seis anos de idade. O objetivo foi proporcionar às crianças as linguagens da arte, de forma natural e significativa, possibilitando a elas a construção gradativa de seus saberes em relação ao mundo que as cerca.

Conforme a professora, um aspecto importante da realização de seu projeto foi ter trabalhado na Brinquedoteca da Univates por dois anos. No local, Elisete desenvolveu projetos com metodologia lúdica, fundamentando com teoria as suas ideias práticas.

Diplomada em 2006, ela acredita que as crianças devem experimentar as propriedades do mundo ao seu redor. Por meio de recursos naturais, a professora desenvolveu seu projeto de forma que escolas de baixa renda também possam executá-lo. Ela utilizou materiais como folhas secas, cascas de frutas, terra e areia para ensinar propriedades básicas aos alunos. ?Também foram utilizados materiais não estruturados, como retalhos ou garrafas pet, para que as crianças criassem uma função para aqueles objetos?, explica Elisete, que atua como professora do Centro Educacional Caminhos, em Lajeado.

De acordo com a diplomada, seu projeto contou com a colaboração e disposição de seus alunos e de suas famílias, e principalmente, de seus colegas educadores, que participaram do trabalho conjunto. ?O trabalho é resultado de uma prática diária. Desenvolvi o projeto observando o interesse das crianças. A minha intenção não era simplesmente desenvolver as técnicas, mas sim promover atividades de acordo com seus gostos e interesses?, conta Elisete, que acredita em uma forte ligação entre brincadeiras e arte.

Para a professora, é uma satisfação receber o prêmio, que representa o reconhecimento de uma nova proposta para a educação infantil. ?Penso que outros educadores podem se inspirar em meu trabalho e desenvolver algo bom para a sua realidade?, completa.

Como premiação, Elisete receberá o valor de R$ 7 mil, além de publicações e participação da cerimônia do evento, que ocorre no Instituto Cultural Inhotim. A escola envolvida receberá um computador e uma câmera fotográfica digital, além de troféu, certificado de premiação, publicações para biblioteca escolar e a participação de um representante da escola no evento de premiação.

O XII Prêmio Arte na Escola Cidadã tem como objetivos identificar, reconhecer e divulgar projetos exemplares na área de arte. É destinado a professores ou equipes de professores que desenvolveram projetos nos anos de 2009 e 2010, nas respectivas escolas de ensino regular, públicas ou particulares, em todo o território nacional e em qualquer uma das quatro linguagens artísticas (Artes Visuais, Dança, Música e Teatro).

Texto: Tuane Eggers


Fonte: Setor de Marketing e Comunicação.

Fique por dentro de tudo o que acontece na Univates. Escolha um dos canais para receber as novidades:

Compartilhe

voltar