Qualificação de Leitura e Escrita recebe inscrições até dia 29

Postado em 28/02/2012 10h03min

Por Ana Paula Vieira Labres

Com o objetivo de qualificar o desempenho na leitura e na escrita, nos usos da modalidade escrita da língua e exercitar o manejo dos recursos linguísticos para a produção de significados e sentidos, a Univates recebe inscrições, até o próximo dia 29, para o Curso Qualificação de Leitura e Escrita.

As aulas são divididas por módulos e ocorrem no turno da noite, das 19h10min às 22h30min. O investimento para o curso completo é de seis parcelas de R$ 90,00. Alunos dos cursos de graduação, pós-graduação, técnicos e sequenciais da Univates têm 10% de desconto. O curso é aberto a todos os interessados.

As inscrições podem ser feitas na Secretaria de Extensão e Pós-Graduação, sala 110 do Prédio 1, ou pelo site www.univates.br/cursosdeextensao. Mais informações pelo telefone (51) 3714-7011 ou pelo e-mail propex@univates.br.

Confira a programação dos módulos:

Módulo I - Mudanças ortográficas e regras de Acentuação Gráfica. Dias: 02, 09 e 16 de março.

Módulo II - Elementos coesivos (referenciação pronominal, sinonímica e elíptica; articuladores interfrasais e interoracionais). Dias: 23, 30 de março, 13 e 20 de abril.

Módulo III - Segmentação das partes de um parágrafo: reposicionamento, clivagem e pontuação. Dias: 27 de abril, 04 e 11 de maio.

Módulo IV - Resumo e ampliação de parágrafo, relação entre o que é essencial e o que é secundário no parágrafo e noção de tópico frasal. Dias: 18, 25 de maio e 1o de junho.

Módulo V - Reescrita da modalidade oral para modalidade escrita, cacoetes e modismos linguísticos: uso de palavras ou expressões e concordância verbal. Dias: 08, 15 e 22 de junho.

Texto: Ana Paula Vieira Labres

Qualificar a leitura é uma das propostas de curso na Univates

Tuane Eggers