Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Univates participa do programa Green IT e mostra responsabilidade no descarte de materiais

Postado em 29/02/2012 10h50min

Por Tuane Eggers

No ano de 2011, a Univates enviou para reciclagem 385kg de materiais de redes de cabeamento estruturado, substituídos pela modernização das redes de comunicações. Com isso, evitou que 192,5kg de materiais contaminados com metais pesados fossem depositados em aterros industriais.


Também reduziu a extração de 36,6 toneladas de minério de cobre e o consumo de 3.681 kWh de energia - quantidade suficiente para abastecer 25 residências durante um mês.

Os dados são resultado da participação da Instituição, por meio do Núcleo de Tecnologia da Informação, no programa Green IT, desde o ano de 2010. A atividade é uma solução sustentável que tem o objetivo de racionalizar a utilização de recursos não renováveis com o tratamento de resíduos provenientes do descarte de produtos de cabeamento estruturado.

O programa consiste na permuta de sobras de cabos eletrônicos e de energia (independente do fabricante) por cabos novos da marca responsável pelo programa, Furukawa. Matérias-primas recicladas são, assim, reaproveitadas por outras indústrias, com larga economia de recursos naturais e redução da emissão dos gases de efeito estufa. Todo o processo é realizado por empresas especializadas e devidamente homologadas.

Geralmente, o envio dos cabos para reciclagem é feito no início de cada ano, dependendo da quantidade de materiais armazenados. A ação mostra que, mais uma vez, a Univates está consciente de que os recursos naturais são limitados e do seu papel ativo na preservação do meio ambiente.

Texto: Tuane Eggers

Programa trata resíduos do descarte de produtos de cabeamento estruturado

Tuane Eggers

Notícias Relacionadas