Biblioteca da Univates lança mais uma ação em favor do meio ambiente

Postado em 09/03/2012 16h18min

Por Tuane Eggers

A partir do próximo dia 19, a Biblioteca praticará mais uma ação consciente. Com o objetivo de colaborar com o meio ambiente, será adotado como padrão o envio dos comprovantes de retirada e devolução de materiais por e-mail, e não serão mais entregues em papel. As pessoas que ainda desejarem receber seu comprovante impresso poderão alterar as configurações pelo site www.univates.br/biblioteca.

A Biblioteca conta hoje com cerca de 13.800 usuários cadastrados com vínculo. Destes, apenas 514 adotaram a opção de envio do comprovante por e-mail. Como resultado da ação, espera-se que o número de adeptos dessa sistemática aumente consideravelmente, até chegar a 100% de adesão. Para isso acontecer, é importante que todos os usuários mantenham seus e-mails atualizados no sistema da Univates.

Conforme a bióloga e professora da Univates Cátia Gonçalves, para alguns pode parecer pouco reduzir o consumo de papéis com pequenas dimensões, mas a grandeza da ação é justamente deixar de produzir um resíduo não necessário. "De acordo com meus alunos, eles jogavam os recibos no lixo, sem se preocupar em guardá-los para uso futuro", disse ela, que achou a ideia ótima por deixar de produzir algo desnecessário em meio impresso.

Recentemente, a Biblioteca também adotou a substituição de sacolas plásticas por sacolas ecológicas. Os alunos regularmente matriculados, professores e funcionários podem retirar sua sacola de pano nos guichês de empréstimos, no segundo andar da Biblioteca, mediante informação de código e senha. Cada pessoa tem direito a retirar uma sacola.

Dúvidas podem ser esclarecidas pelo e-mail biblioteca@univates.br ou pelos telefones (51) 3714-7000, ramal 5561, e 0800 7 07 08 09.

Texto: Tuane Eggers

Tuane Eggers