Do hino nacional de Timor

Postado em 12/03/2012 14h10min

Por -

A professora e socióloga do Centro de Ciências Humanas e Jurídicas (CCHJ) da Univates Shirlei Mendes da Silva foi selecionada para lecionar durante o ano letivo de 2012 na Universidade Nacional de Timor-Leste (UNTL). Ela envia notícias periódicas das atividades desenvolvidas nesse país.

Confira o último relato:

Aqui em Timor-Leste é impossível não pensar no patriotismo de seu povo. Há uma enorme formalidade em todos os eventos institucionais. Na primeira segunda-feira de cada mês, há um evento no qual os funcionários, alunos e professores da Universidade Nacional de Timor-leste (UNTL) se reúnem para hastear a bandeira e cantar o hino nacional. Composto em 1975, quando o Timor se declara independente (antes da invasão da Indonésia), o hino "Pátria" é revolucionário, escrito em um contexto de revolução social e, mesmo com a discordância de alguns timorenses, é o hino tocado oficialmente durante as solenidades. Com letra de Francisco Borja da Costa e música de Afonso Redentor Araújo, o hino emociona, considerando-se o contexto em que foi escrito. Seus atores morreram na guerra contra as milícias indonésias e, junto com tantos outros heróis nacionais, deixaram suas marcas na sofrida história deste pequeno país. Segue a letra do hino "Pátria".

Pátria, Pátria, Timor-Leste, nossa Nação
Glória ao povo e aos heróis da nossa libertação
Pátria, Pátria, Timor-Leste, nossa Nação
Glória ao povo e aos heróis da nossa libertação
Vencemos o colonialismo, gritamos:
Abaixo o imperialismo.
Terra livre, povo livre,
Não, não, não à exploração
Avante unidos firmes e decididos
Na luta contra o imperialismo
O inimigo dos povos, até à vitória final
Pelo caminho da revolução.

Shirlei Mendes da Silva
de Díli, Timor-Leste