Basquete sobre rodas vira documentário da TV Univates

Postado em 15/03/2012 08h55min

Por Tamara Bischoff

Expectativa, orgulho, alegria e, sobretudo, emoção. Foram essas expressões que marcaram os rostos dos participantes do documentário "Basquete sobre Rodas - Esporte Adaptado", que assistiram juntos à primeira exibição do vídeo, na noite desta quarta-feira, dia 14, em solenidade realizada no auditório do Prédio 16 da Univates.

Gravado a partir de depoimentos dos integrantes do time de basquete da Associação dos Doentes e Deficientes Físicos de Lajeado (Addefil), o vídeo também conta com a participação de pessoas envolvidas com a equipe e com a temática abordada. Entre eles, o ex-técnico do time, professor Clairton Wachholz (Xis), a professora da disciplina de Educação Física e Inclusão, Magali Grave, e o fisioterapeuta e professor Eduardo Sehnem.

Em seu pronunciamento, a presidente da Addefil, Reni Berté, ressaltou que a deficiência não é algo estanque, mas um estado. "Não somos deficientes, estamos deficientes", disse. Ela também afirmou que, dado este primeiro passo, a equipe não quer apenas treinar, mas sim, competir e vencer.

"Agradeço todos os dias por poder ajudar pessoas que, por alguma circunstância, tiveram que buscar outra forma de viver. E essa outra forma de viver pode sim ser alegre, feliz", destacou a professora Magali Grave, acrescentando que só se aprende a respeitar o outro ouvindo-o e enxergando-o dentro de um contexto. "A cada dia sou mais feliz pela possibilidade de passar isso aos meus alunos", observou.

Na sequência, o coordenador da TV Univates, Sandro Kirst, explicou que o roteiro do documentário não chegou pronto, que foi uma construção coletiva e contou com a participação de diversas pessoas, tanto da Addefil, quanto dos cursos de Educação Física e Fisioterapia. "Nós, da TV, não somos o conteúdo; nós somos o meio. Tornamos visíveis os acontecimentos, damos repercussão a eles", disse. Kirst também anunciou que o vídeo circulará em todo Brasil, uma vez que será parte de um programa especial do Canal Futura, que vai ao ar no mês de maio.

O diretor e produtor do documentário, Marcus Staudt, explicou como surgiu a ideia do vídeo, ressaltando seu gosto pessoal pelo basquete, e afirmou que a equipe da Addefil terá um futuro brilhante pela frente. Ele também fez um agradecimento especial a todos os envolvidos no trabalho.

Finalizando os pronunciamentos, o vice-reitor e pró-reitor de Ensino da Univates, Carlos Cândido da Silva Cyrne, mencionou o fato de que, até algumas décadas atrás, as famílias costumavam esconder os deficientes dentro de casa. "Hoje, passamos por um processo de tentativa de inclusão, que ainda não é o ideal. É preciso enfrentar e modificar essa situação", ressaltou, acrescentando que "todos nós temos alguma deficiência; mas vale reforçar que a deficiência não está nas pessoas, mas no meio em que vivem".

Na plateia, uma das mais sorridentes era Suzana Bouvier, moradora da cidade de Roca Sales. Ela participa da Addefil há 10 anos e também integra o time de basquete. "Foi muito legal, emocionante", resumiu, quando questionada sobre o documentário, no qual também aparece dando seu depoimento. Suzana se encontra com os demais atletas uma ou duas vezes por semana, e conta que já fez muitas amizades, que hoje são parte da sua vida.

Saiba mais

O objetivo do documentário foi aprofundar a abordagem de um tema jornalístico, em formato e tempo diferentes das tradicionais matérias televisivas. O vídeo foi dirigido e produzido por Marcus Staudt, com imagens captadas por Felipe Stefani e Fernando Schmitz, e finalizado por Alex Bender, todos integrantes da equipe da TV Univates.

Segundo Staudt, a ideia foi abordar não apenas o basquete por si só. "Então surgiu a ideia de trabalhar o assunto sob a ótica dos cadeirantes", explica. Ele salienta o fato de que quase nenhum jogador nasceu com a necessidade especial, a maioria se tornou cadeirante durante a vida. Dessa forma, o documentário representa uma sensível narrativa de persistência e de força de vontade desses jogadores.

Quem quiser assistir ao documentário deve ficar atento aos horários. Ele será exibido em quatro ocasiões: na próxima segunda-feira, dia 19, às 22h15min, dias 21 e 22, às 21h, e dia 24, às 19h. Mais informações no site www.univates.br/tv, pelo telefone (51) 3714-7000, ramal 5579, ou pelo e-mail tvunivates@univates.br.

Texto: Tamara Bischoff

(da esquerda para direita) Magali Grave, Carlos Cyrne, Reni Berté, Sandro Kirst e Marcus Staudt

Tamara Bischoff