Projeto de Arqueologia da Univates recebe prêmio nacional

Postado em 15/03/2012 09h04min

Por Tuane Eggers

Concorrendo com centenas de projetos de todo o Brasil, o trabalho "Expandindo fronteiras: difusão do conhecimento na região do Vale do Taquari/RS", que integra o projeto de extensão "Arqueólogo por um dia" da Univates, recebeu um prêmio nacional no valor de R$ 100 mil.

Conforme a coordenadora do projeto, professora doutora Neli Galarce Machado, este foi o primeiro edital público da arqueologia brasileira voltado à difusão de conhecimentos nesta área. "Foi uma grande alegria, principalmente por termos concorrido com muitas instituições de todo o país. Entre os quatro premiados na categoria de prêmio até R$ 100 mil, somos a única instituição que não é pública. É um mérito estarmos em primeiro lugar", comemora.

O destino do prêmio recebido será o desenvolvimento dos materiais propostos no projeto, que serão distribuídos em escolas da região. O livro "Desvendando o passado através da Arqueologia", lançado em 2010, será transformado em DVD. Além disso, também serão desenvolvidos quebra-cabeças com foco no patrimônio arqueológico. "Foi previsto que os materiais poderão ser utilizados por qualquer criança, inclusive as que possuem algum tipo de necessidade especial", explica.

Segundo Neli, também serão feitos painéis em braile para algumas maquetes arqueológicas desenvolvidas há algum tempo com o objetivo de viabilizar a compreensão para deficientes visuais. "O prêmio será voltado a todos os custos que envolvem a produção desses materiais, desde o desenvolvimento do layout até a contratação de novas pessoas para auxiliarem no processo", conta.

O prazo para o material estar pronto é de até um ano. O projeto contou com o auxílio da coordenadora do Centro de Memória, Documentação e Pesquisa da Univates, Patrícia Schneider, e do pesquisador colaborador do Setor de Arqueologia Jones Fiegembaum.

O edital da Sociedade Brasileira de Arqueologia foi promovido em parceria com o Ministério da Cultura/Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Cultural (IPHAN) e com o patrocínio exclusivo da Petrobras. A iniciativa visou a ter perspectiva inclusiva e foi aberta a todos os envolvidos e interessados pela divulgação e preservação do patrimônio arqueológico nacional.

Saiba mais sobre o projeto "Arqueólogo por um dia"

O projeto "Arqueólogo por um dia" já existe há seis anos na Univates, sendo um dos projetos de extensão mais antigos da Instituição. O público-alvo é formado por alunos de escolas públicas e privadas, do ensino fundamental ou médio, de todo o Vale do Taquari.

Na atividade, os alunos podem ter contato direto com o material arqueológico e podem conhecer mais sobre temas como variedade cultural e patrimônio material e imaterial. Os estudantes também contam com atividades práticas como a escavação de um sítio arqueológico simulado, do qual devem retirar alguns fragmentos, higienizá-los e remontar o material encontrado.

Interessados em participar do projeto podem entrar em contato com a equipe do Setor de Arqueologia do Museu de Ciências Naturais, pelo telefone (51) 3714-7000, ramal 5563, ou pelo e-mail arqueologia@univates.br.

Texto: Tuane Eggers

Tuane Eggers