------O retorno ao Vale do Taquari incluiu roteiro pela cidade de Estrela e Lajeado, sempre em cima do carro do Corpo de Bombeiros, e uma homenagem, à noite, no anfiteatro da UNIVATES.
------O pai de Guto Campos acompanhou o vôo desde São Paulo. A mãe e a irmã de Fábio Demarchi vieram do Paraná com a bagagem cheia de saudade. Aliás, saudade, ansiedade e orgulho eram visíveis nos olhos e comentários emocionados dos parentes dos canoístas.
------Ivanor Caumo, pai de Róger, o canoísta medalha de bronze, ao lado de Fábio Demarchi comentou: “Eles mereciam isto, lutaram e treinaram muito. O apoio da UNIVATES patrocinando a AECA foi essencial para que eles pudessem vir para a região. Durante os treinos o Róger sempre pedia: Torce por nós, e nós sempre dissemos, tudo vai dar certo.”
------Em Estrela e Lajeado o que se viu e ouviu foi uma chuva verde-amarela e aplausos, muitos aplausos. O Parque Princesa do Vale, em Estrela estava repleto de fãs e de uma comunidade agradecida e envaidecida por sediar o local de treino da equipe UNIVATES/AECA.
------Em Lajeado, o percurso pelas ruas da cidade ao cair da tarde, com papel picado, balões e mais torcida, só aumentaram o entusiasmo dos atletas que ainda teriam a grande surpresa do dia: ao chegarem a UNIVATES, o anfiteatro do Centro de Convivência estava repleto de alunos que aplaudiram, de pé, os medalhistas da Canoagem.
------Para o reitor Ney Lazzari, “o Vale do Taquari agora está no mapa do mundo com a canoagem. Estas medalhas representam nossos sonhos e nossa luta. Além disso, conseguimos acabar com uma antiga rixa política e unimos, numa mesma equipe, Lajeado e Estrela: UNIVATES e AECA”, completou o reitor, sob o olhar de aprovação do prefeito estrelense Geraldo Manica e do vice-prefeito lajeadense, Luís Humberto Kolling. Rosana Laytouni, presidente da AECA, estava profundamente emocionada.
------Os quatro atletas agradeceram os e-mails recebidos durante os treinos nos Estados Unidos e todo o apoio da torcida durante os jogos em Santo Domingo. Marcel Stürmer, medalha de ouro na patinação, também foi homenageado pelo reitor e alunos da UNIVATES. “Em doze anos de profissão, jamais recebi homenagem tão emocionante”, disse Guto Campos.
------No encerramento da homenagem, os atletas cantaram o hino nacional, com altivez e emoção, acompanhados pelos mais de mil alunos presentes. Nos rostos dos estudantes percebia-se a admiração e o orgulho, representados por lágrimas e sorrisos.
------Medalhas conquistadas pelos canoístas da UNIVATES/AECA:
------- OURO (K2-500 metros, com Guto Campos e Fábio Demarchi) - medalha inédita da canoagem na história do Pan;
------- PRATA (K4-1000 metros, com André Caye e Guto Campos, atletas da UNIVATES/AECA, e ainda Sebastian Cuattrin e Sebastian Szubski, outros atletas da seleção brasileira);
------- BRONZE (K2-1000 metros (com Roger Caumo e Fábio Demarchi).
------Entendendo a Canoagem
------- K1 (Caiaque para um atleta);
------- K2 (Caiaque para dois atletas);
------- K4 (Caiaque para quatro atletas).
