Aprender Experimentando ensina Ciências com atividades interativas

Postado em 18/05/2012 14h44min

Por Tuane Eggers

Aproximadamente 375 alunos de oito escolas de Ensino Médio do Vale do Taquari estão participando do 6o Aprender Experimentando da Univates, realizado nesta sexta-feira, dia 18. O evento, que iniciou no turno da manhã e prossegue no turno da noite, busca despertar o espírito científico, a curiosidade e o gosto pelas Ciências, principalmente pelas áreas de Física, Química e Matemática. Além disso, o objetivo também é proporcionar aos alunos de graduação a integração com alunos de Ensino Médio.

Experimentos como “Torre de Hanói”, na área da Matemática; “Sem quebrar as taças”, na área da Física; e “Polímero Geleca”, na área da Química são as atividades que mais têm chamado a atenção dos alunos visitantes. Conforme a coordenadora do evento, professora Marli Quartieri, cerca de 30 alunos de graduação, principalmente do curso de Ciências Exatas, estão auxiliando no projeto. “As atividades apresentadas no evento também são trabalhadas com os alunos em algum momento do curso de graduação”, explicou.

Para os estudantes Mateus Nicolau e Renan Sulzbach, do 2o ano do Ensino Médio da escola Érico Veríssimo, de Lajeado, a atividade é interessante. “Não gostamos muito da Matemática na teoria, mas na prática o conteúdo fica bem melhor. Os experimentos são legais”, comentaram. Segundo a acadêmica Janice Marques, do curso de Ciências Exatas, o evento é uma ótima oportunidade para começar a ter contato com alunos de Ensino Médio.

A aluna era a voluntária responsável por explicar sobre os fractais, figuras geométricas abstratas que, quando ampliadas, mantém a sua forma. “Pretendo dar aulas na área de Ciências Exatas, então posso perceber que alguns experimentos despertam mais a atenção dos alunos do que a simples teoria abordada em sala de aula”, contou. Os horários de visitação no turno da noite serão às 19h30min e às 20h45min. A atividade ocorre nas salas 300, 304 e 313 do Prédio 8 da Univates.

Mais informações podem ser obtidas na Secretaria de Extensão e Pós-Graduação, sala 110 do Prédio 1 da Univates, pelos telefones (51) 3714-7011 e (51) 3714-7000, ramais 5209 e 5210, ou e-mail propex@univates.br.

Texto: Tuane Eggers