Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Gripe e resfriado: conheça algumas medidas para evitar a contaminação

Postado em 21/06/2012 21h34min

Por Ana Paula Vieira Labres

Com a chegada da estação mais fria do ano, é comum que vírus e bactérias responsáveis por gripes e resfriados também circulem pelos ambientes. Para tentar evitar a contaminação por essas doenças, a Univates tem adotado algumas medidas preventivas, como a instalação de displays de álcool gel em diversos pontos do câmpus.

Mas além de medidas de prevenção, o que mais podemos fazer para evitar que os vírus instalem-se no nosso organismo? Confira abaixo na entrevista com a coordenadora do Curso de Enfermagem da Univates, Arlete Eli Kunz da Costa.


Qual a diferença entre gripe e resfriado?

Gripe e resfriado são doenças distintas. A principal diferença é que a gripe pode matar e o resfriado, no máximo, pode deixar a pessoa com dor generalizada.

A gripe é causada por um tipo específico de vírus, o influenza, enquanto o resfriado pode ser desencadeado por vários tipos de vírus.

Porém, os sintomas iniciais são bem parecidos: nariz entupido e dores no corpo. Mas se for gripe, as dores se intensificam, há náuseas, febre, congestionamento das vias respiratórias e comprometimento do sistema imunológico, o que pode abrir espaço para problemas mais graves, como a pneumonia.

O resfriado, pelo contrário, não costuma ir além de dores leves, tosse, espirros e coriza no nariz. Muitas vezes, inclusive, resfriado é confundido com crise de rinite alérgica. Mas é importante destacar que ninguém perde uma festa ou um dia de trabalho por causa de um resfriado. Se você tiver que ficar de cama é gripe!


Como podem ser transmitidos?

O vírus da gripe transmite-se facilmente de pessoa para pessoa por meio das gotículas emitidas com há tosse ou os espirros. A inalação dessas gotículas pelo nariz ou garganta permite a entrada do vírus no organismo. Uma vez dentro do organismo, o vírus destrói a membrana mucosa do trato respiratório e infecta as células. Também existe a contaminação indireta, que pode ser pelas mãos contaminadas e é evitada não tocando nariz, boca, olhos, não compartilhar alimentos( tomar suco no mesmo copo) ou objetos de uso pessoal contaminados (como toalhas).


Quais são as dicas para preveni-los?

Evitar ambientes fechados, evitar aglomerado de pessoas, ingerir bastante líquido, comer frutas e beber sucos de laranja, bergamota, limão, usar mel, diminuir o estresse emocional do dia a dia.

Também não se esqueça que poupar suas energias é importante. Durma bem e descanse. Não tome antibióticos desnecessariamente. Lave as mãos com frequência e use lenços descartáveis, vacine-se contra a gripe, respeitando os grupos prioritários: idosos, crianças de seis meses a dois anos, gestantes e trabalhadores da área da saúde. Procure atendimento de saúde quando ocorrerem complicações.

 

No ambiente de trabalho e na sala de aula, o que podemos fazer para evitar que o vírus da gripe se espalhe?

Nas salas de aula é importante abrir as janelas para que ventile o ambiente, usar lenço de papel quando tossir ou espirrar e evitar o contato com pessoas contaminadas pelo vírus.


O chimarrão é a bebida característica do povo gaúcho. Porém, no inverno, torna-se um hábito ainda mais comum entre as pessoas. Há alguma contra indicação para quem está gripado?

As pessoas contaminadas com os vírus não devem tomar chimarrão durante o período de contaminação, que dura em torno de uma a duas semanas. Neste período, a indicação é água e sucos de frutas.


Que tipo de alimentos podem ajudar a prevenir e combater essas doenças?

Alimentos que contém vitaminas A, C, E, como, maça, abacate, morangos, damasco, melão, acerola, lima, kiwi, laranja, bergamota, limão, alface, folhas cruas, cenouras, abóbora, batata-doce, repolho, fígado, carnes, peixes e também os óleos vegetais (milho, soja, canola, girassol) etc.


Texto: Ana Paula Vieira Labres

Displays de álcool gel estão disponíveis em diversos pontos do câmpus

Tuane Eggers

Coordenadora do Curso de Enfermagem da Univates, Arlete Eli Kunz da Costa

Ana Paula Vieira Labres

A orientação é que pessoas contaminadas com os vírus não tomem chimarrão

Ana Paula Vieira Labres

Notícias Relacionadas