Alunos ganham novos espaços e equipamentos para aprendizado na área da Saúde

Postado em 09/07/2012 17h18min

Por Tamara Bischoff

A partir do próximo semestre, os alunos dos cursos da área da Saúde da Univates contarão com uma nova estrutura para incrementar suas aulas práticas. É o Laboratório de Habilidades I, que reúne um conjunto de salas devidamente equipadas para permitir a simulação de práticas de atendimento em saúde. Para permitir a integração dos espaços, foi realizada uma readequação das salas já existentes, localizadas no Prédio 8, que contaram com reformas e investimentos em novos equipamentos e materiais. Até o momento, foram mais de R$ 420 mil aplicados no local.

Nos próximos dias, o Laboratório receberá ainda dois simulares humanos (um adulto e um bebê) importados dos Estados Unidos, com os quais é possível criar quadros clínicos de pacientes (paradas cardiorrespiratórias, hemorragia, choque anafilático etc.). Eles simulam as reações que uma pessoa teria se estivesse passando pelo quadro clínico que foi selecionado pelo professor. Dessa forma, os estudantes podem propor maneiras de resolver o problema e suas condutas ficam registradas no software do produto. Assim, o professor pode resgatar as condutas e corrigir uma a uma, mostrando onde a turma acertou e onde a conduta deveria ter sido outra. O simulador responde a cada procedimento, melhorando o quadro clínico ou não, dependendo do que foi proposto.

Na manhã desta segunda-feira, dia 9, os integrantes da Reitoria da Univates e o presidente da Fuvates, Roque Danilo Bersch, estiveram visitando o local. A visita foi acompanha também por professores e funcionários do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde.

Na ocasião, a coordenadora do Laboratório, professora Ioná Carreno, destacou que haverá um grande ganho na aprendizagem dos alunos, uma vez que os novos ambientes se aproximam muito da realidade de um serviço de saúde. Segundo ela, o local também possibilitará à Univates sediar diversos cursos de renome, como é o caso do ACLS – Suporte Avançado à Vida em Cardiologia e do PHATLS – Suporte de Vida Pré-Hospitalar às Vítimas de Trauma, e que podem ser frequentados por médicos, enfermeiros e acadêmicos dessas áreas. Será um novo espaço para treinamentos também de equipes de saúde que atuam na região do Vale do Taquari.

Confira a composição do Laboratório:

- Sala de Simulação de Urgência e Emergência (que inclui simulação de parto)

- Sala de Simulação de Consultas (contará, no futuro, com câmeras de vídeo para que alunos e professores possam assistir os atendimentos e, posteriormente, analisá-los, além de possibilitar a troca de experiências com outras universidades)

- Sala de Simulação de um Ambiente Hospitalar (com leito de enfermaria, leito de UTI pediátrica e neonatal e leito de UTI adulta)

- Almoxarifado

- Sala de Fisiologia

- Sala de Anatomia

Texto: Tamara Bischoff

Sala conta com espaço que simula UTI Neonatal

Tamara Bischoff

Salas contam com espaços para discussão dos quadros clínicos