Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Histórias em quadrinhos serão tema da 7ª Feira do Livro de Lajeado

Postado em 11/07/2012 11h47min

Por Tuane Eggers

Foi realizado na manhã desta quarta-feira, dia 11, no Parque Histórico, o lançamento para a imprensa da 7ª Feira do Livro de Lajeado, que terá como tema “Quadrinhos: uma aventura literária”. O evento será realizado no período de 11 a 16 de setembro, no Parque do Imigrante, e contará com lançamentos de livros, saraus, palestras, encontros com escritores, apresentações culturais, oficinas, hora do conto, entre outras atividades. A patrona desta edição será a escritora gaúcha Marisa Martins Hadrich e um dos destaques da programação é o cartunista Carlos Henrique Iotti, criador do personagem Radicci.

No início do evento, o vice-presidente da Academia Literária do Vale do Taquari (Alivat), doutor Marcos Rogério Frank, apresentou uma breve história dos quadrinhos. “No começo, eram só histórias de humor, por isso o termo inglês comics. Porém, ao longo do tempo, também foram surgindo histórias de aventura”, explicou. Conforme Frank, é mais agradável para crianças de 7 ou 8 anos ler algo com muitas imagens. “São essas histórias que vão construindo nossas memórias afetivas, e é por isso que este será o tema da Feira do Livro”, disse.

Em seguida, a coordenadora do evento, Betina Durayski, trouxe dados sobre a Feira do Livro do último ano e falou sobre a programação desta edição. “Neste ano, teremos seis livrarias participando do evento, a pedidos da comunidade. Teremos a participação de escritores, mais voltados às escolas durante o dia, mas com programações também à noite, abertas à comunidade”, explicou.

Além da programação com o cartunista Iotti, algumas atividades confirmadas são os encontros com os escritores Alexandre Brito, Léia Cassol e Wagner Costa; o espetáculo teatral do Grupo Ueba, de Caxias do Sul; espetáculo e oficina de teatro de caixa; oficina de criação de HQ, entre outros. Na área musical, serão realizadas apresentações do Coral Vocalize, da Confraria do Sax e da Oclaje.

Conforme a coordenadora do Núcleo de Cultura e integrante da comissão organizadora do evento, Ana Lúcia Pretto, a Univates será representada na Feira do Livro pela Biblioteca, Editora, Museu Regional do Livro, Museu de Ciências Naturais, Núcleo de Cultura, Rádio e TV. “Inclusive, a Rádio Univates será a rádio oficial da Feira, pois estará instalada no local e terá uma programação especial do evento”, explicou. Também será realizada exposição de trabalhos acadêmicos dos cursos de extensão/especialização e mestrado. Além do Coral Vocalize, o Núcleo de Cultura promoverá a apresentação do Grupo de Teatro da Univates, com a peça “A Verdadeira História da Criação do Mundo”.

O lançamento também contou com a presença da secretária de Educação de Lajeado, Karina Lopes. A realização do evento é da Prefeitura Municipal de Lajeado, em parceria com o Sistema Fecomércio – RS/Sesc. Além da Univates, a Feira do Livro conta com o apoio da Alivat, da Unimed, do Sesi e do Senac. Mais informações sobre o evento podem ser obtidas pelos telefones (51) 3714-2266 ou 3710-1970.

 

Texto: Tuane Eggers

A coordenadora do evento, Betina Durayski, falou sobre a programação desta edição

Tuane Eggers

Comissão organizadora da Feira do Livro de Lajeado

Tuane Eggers

Evento também contou com a presença da secretária de Educação de Lajeado, Karina Lopes

Tuane Eggers

Vice-presidente da Alivat, Marcos Frank, apresentou uma breve história dos quadrinhos

Tuane Eggers

Notícias Relacionadas